O Governo do Estado anunciou que a Petrobras vai investir em melhorias no local, como compensação pela perfuração marítima na área geográfica da Bacia de Campos
Palco de um incêndio que consumiu 555 hectares de vegetação, equivalente a 37% de área total, o Parque Paulo César Vinha, em Guarapari, vai passar por uma reestruturação e ganhará nova sede.
No Dia Mundial do Meio Ambiente e aniversário de 33 anos do parque, celebrado na segunda-feira (5), o Governo do Estado anunciou que a Petrobras vai investir R$ 5,9 milhões, em melhorias no local, como compensação pela perfuração marítima na área geográfica da Bacia de Campos.
“Teremos uma nova estrutura que nos permitirá explorar melhor turisticamente o parque, valorizando ainda mais as belezas naturais do parque. Além disso, teremos toda uma melhoria nas estruturas administrativas, dando mais segurança aos nossos servidores e fortalecendo o nosso trabalho de conservação, controle e fiscalização”, apontou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.
Durante a solenidade em comemoração à data, o Governo do Estado anunciou o novo edital do programa Reflorestar. Na ocasião, o governador do Estado, Renato Casagrande, falou sobre a importância dos investimentos na área do meio ambiente.
“É um incentivo para que o parque seja mais conhecido, receba mais visitantes, promova o turismo ecológico, o turismo de proteção ambiental e a preservação ambiental. Isso para nós é muito importante.”
O Programa Reflorestar tem como público-alvo proprietários e produtores rurais interessados em restaurar pelo menos 5.000 metros quadrados (0,5 hectare) de área da sua propriedade ou posse rural.
Segundo o governador, desde o início do programa, mais de 10 mil hectares de cobertura florestal já foram recuperados no Espírito Santo.
Durante a solenidade, a Seama também anunciou a criação de um grupo de trabalho para a elaboração do Inventário de Emissões, com o objetivo de quantificar os gases de efeito estufa emitidos anualmente pela Secretaria.
Saiba o que terá na nova sede do parque:
– Centro de visitantes
– Estacionamento
– Bicicletários
– Restaurante
– Lanchonete
– Lojas para souvenir
– Banheiros
– Chuveiros para banhistas
– Auditório
– Alojamento
– Escritório administrativo
– Estruturas de apoio
– Viveiro para mudas nativas
– Estrutura para recebimento de animais silvestres.
Fonte: Folha Vitória