Pesquisa publicada em revista científica mostra que efetividade aumenta para 85% depois de sete dias de aplicado o reforço

A vacina anticovid Pfizer apresenta uma eficácia de 70%, 21 dias após a aplicação da primeira dose, e chega a 85% uma semana após a imunização completa. Os dados foram publicados na revista científica The Lancet, uma das mais conceituadas no mundo.

O estudo foi feito entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, com mais de 23 mil profissionais de saúde, que atuam em 104 hospitais da Inglaterra. Os participantes tinham, em média, 46 anos e mais de 83% eram mulheres. 

No grupo de vacinados, 21 dias após a primeira dose, houve 71 novas infecções e nove novos casos, sete dias após a segunda dose do imunizante.

Neste período a variante britânica do SARS-Cov-2 já era predominante na região, por isso os cientistas concluíram que os resultados sugerem a eficácia da vacina tmmbém contra a mutação encontrada no Reino Unido.

O estudo foi financiado pelo governo do Reino Unido e concluiu: “Os indivíduos vacinados tiveram um risco reduzido de infecção imediatamente (dias 0–3) após a primeira dose; não houve efeito significativo entre os dias 4 e 9, com proteção substancial contra infecção aumentando a partir do dia 10 e estabilizando após 21 dias. Um padrão semelhante foi observado após a segunda dose”, publicou os pesquisadores. 

Mesmo com resultados positivos, os pesquisadores alertaram que a vacina não previne todos os casos de infecção e, portanto, é necessário que todos sigam usando máscaras e observando o distanciamento físico. 

O primeiro lote de vacina da Pfizer está previsto chegar nesta quinta-feira ao Brasil. A indicação é que o imunizante seja aplicado em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.  

Fonte: R7