Plataforma usa média dos últimos sete dias de vacinação em cada estado do Brasil, utilizando projeção da população e o recorte dos estados por idade com dados disponibilizados pelo IBGE
Atualmente a vacinação no Espírito Santo para os idosos começou a avançar, atingindo mais grupos. Na Grande Vitória, em especial, o agendamento para a imunização do público de 60 a 64 anos começou nesta quinta-feira (8). Apesar do ritmo maior na distribuição das doses, vários capixabas seguem ansiosos para saber quando poderão ser vacinados.
O cenário é o mesmo para o restante da população brasileira. Essa expectativa para saber quando aproximadamente cada faixa etária será vacinada levou um grupo de trabalho voluntário a criar a plataforma “Quando vou ser vacinado?”
O grupo é liderado por Renan Altendorf, que fez o anúncio em sua conta no Twitter e já soma mais de 9 mil curtidas.
Como funciona
Ao acessar o site quandovouservacinado.vacinacao-covid19.com/ o usuário precisa colocar a idade, o estado onde mora e se faz parte do grupo prioritário previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI). O grupo prioritário leva em consideração a estratégia de vacinação contra Influenza/H1N1 de 2020 disponibilizado pelo DataSUS.Grupo prioritário: trabalhadores de saúde; Comorbidades (página 169 do PNI); População privada de liberdade; Funcionários do sistema de privação de liberdade; Trabalhadores da educação do Ensino Básico e Superior; Forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, metroviário e ferroviário, aéreo, aquaviário; Caminhoneiros; Trabalhadores portuários, industriais.
Após o preenchimento dos dados, o site faz um cálculo usando a população local cadastrada e os números oficiais sobre a vacinação no país. Tomando como parâmetro a projeção da população brasileira disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as regras do PNI.
Além disso, é feita a média dos últimos sete dias de vacinação em cada estado. “Alguns municípios podem ter datas de vacinação diferentes dos estados, por isso, siga se informando nos sites dos governos e em notícias de portais confiáveis”, recomenda Renan.
Previsão aproximada
Vale lembrar que a precisão vai depender do cumprimento das metas de importação de insumos e da eficiência da logística de cada Estado. O site alerta ainda que as previsões podem mudar diariamente e estão suscetíveis a mudanças de regras e leis da federação, estados e cidades.
A auxiliar de serviços gerais, Cláudia da Silva Oliveira, de 49 anos, não está incluída nos grupos de comorbidade e fez o teste nesta sexta-feira (9). De acordo com o resultado, a previsão aproximada para ela receber a vacina é de um mês e 15 dias.
Ao divulgar o tempo, a plataforma esclarece como a matemática foi feita e quantas pessoas ainda faltam para serem vacinadas.
Imunização no Espírito Santo
De acordo com o Painel Covid19-ES, desta sexta-feira (9), o estado recebeu 868.920 doses, 728.319 foram distribuídas para os 78 municípios capixabas. A primeira dose já foi aplicada em 446.889 pessoas, e a segunda em 106.323.
O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, disse em coletiva de imprensa nesta sexta (9), que semanalmente o Ministério da Saúde tem repassado mais de 80 mil doses.
“A vacina pode ser aplicada e ser registrada no celular, num documento manualmente e depois digitalizada. A gente ainda tem uma pequena diferença entre doses distribuídas e doses aplicadas. É muito provável que mais de 80% das nossas doses entregues já foram registradas.”
Ele explicou que o registro no sistema leva em conta o endereço onde a pessoa mora. Se a pessoa tomou a primeira dose em uma cidade do interior, e depois a segunda na Região Metropolitana, vai aparecer que ela tomou as duas doses no sistema, mas a cobertura calcula o município onde ela tem o endereço fixo.
“Se a pessoa mora numa cidade e toma em outra, a cobertura vai calcular o município onde a pessoa mora e não onde ela tomou” esclareceu Reblin.
A reportagem do Jornal Online Folha Vitória questionou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) sobre a projeção estabelecida no site “Quando vou ser vacinado?”. Assim que a Sesa responder, a matéria será atualizada.