A Academia de Polícia (Acadepol) encerrou o seu último curso de capacitação deste ano de 2019. No total, 98 policiais civis concluíram a capacitação para manuseio da pistola elétrica SPARK Z 2.0. O treinamento foi realizado no estende de tiros do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol), na Serra. Esse treinamento foi designado para todas as delegacias da mulher da Grande Vitória e policiais plantonistas de todo o Espírito Santo.
O responsável pela Acadepol, delegado Joel Lyrio, explicou que nos dias 19 e 22 de novembro, as aulas foram destinadas aos plantonistas do Plantão Especializado da Mulher (PEM) e para policiais que cumprem escala operacional. Nos dias 26 e 29 de novembro e 03, 06, 10 e 13 de dezembro, as aulas foram abertas aos demais inscritos.
“O curso é um padrão voltado para questões dos direitos humanos. Por exemplo, em casos de violência doméstica que o autor do crime entra em conflito com os policiais, o instrumento poderá ser utilizado para imobilizar o suspeito. A arma não causa danos e não desfere um tiro letal”, explicou o diretor da Acadepol.
Além da habilitação da pistola elétrica, Joel Lyrio acrescentou que os policiais civis tiveram a oportunidade de reciclar o manuseio, montagem e desmontagem da arma que é utilizada em operações diárias pelos servidores.