Ao patrulhar as ruas, a Polícia Militar está orientando a população sobre a importância do isolamento social como forma de prevenção à disseminação no novo coronavírus.
Durante o policiamento ostensivo, as viaturas percorrem os bairros com um alerta sonoro que orienta as pessoas a ficarem em suas casas. Esta diligência está sendo cumprida em todos os municípios capixabas. PM atuando no fechamento de estabelecimentos comerciais na área do 13º Batalhão
A ação se dá reforçando o decreto emergencial do governador Renato Casagrande publicado nesta sexta-feira (20), determinando o fechamento de comércios não essenciais no estado. Apenas farmácias, supermercados, padarias, alimentação, cuidados animais, postos de combustíveis, conveniência e feiras livres poderão permanecer abertos. A medida é justamente para que se diminua a circulação de pessoas nas ruas para evitar o avanço da doença.
Em alguns municípios, uns comerciantes ainda abriram seus estabelecimentos após a determinação. De forma humana e pedagógica, os policiais militares estão realizando a abordagem e instruindo esses comerciantes a não manterem seus comércios funcionando pelo prazo oficial de 15 dias, conforme o decreto do governo.
Entretanto, os proprietários desses estabelecimentos que não acatarem as determinações previstas, poderão ser penalizados de acordo com o artigo 268 do Código Penal, que diz: “Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, sob a pena de detenção, de um mês a um ano, e multa”.
Todas essas medidas têm o objetivo principal de reduzir a velocidade de propagação do coronavírus, que no Espírito Santo já registra 26 casos, segundo informação divulgada pelo governo do Estado na tarde de ontem (21).