Por medo de propagar o coronavírus, os animais de estimação na China sofrem abandono por causa do vírus

Por medo de propagar o coronavírus, os animais de estimação na China sofrem abandono por causa do vírus.

A dúvida é que o contagio aos humanos talvez tenha relação ao consumo de animais selvagens, então as autoridades decidiram por parar essas atividades, temporariamente. De acordo com especialistas, há um animal “intermediário” entre mamíferos e pessoas. A suspeita maior é de um morcego que faz parte da culinária chinesa.

Contudo, o que levou alguns chineses a abandonarem seus pets foi a fala de Li Lanjuan, membro que investiga o coronavírus. Ele disse recentemente que animais de estimação que foram expostos ao vírus precisavam ser isolados por um tempo. 

A velocidade da informação transformou a notícia em “animais de estimação estão infectados”, mesmo depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrar que não existem evidências sobre o caso.

Por mais que existam tipos do vírus que contagiam caninos e felinos, a passagem só acontece entre animais da mesma espécie e não para os seres humanos. Por isso, especialistas que estudam a doença excluem a possibilidade, por enquanto, de que o coronavírus chegue até esses animais.

Recentemente, ocorrem vários casos de abandono de animais em Wuhan, epicentro da doença. Alguns até foram mortos pelos seus donos.

O ‘Cute pet doctor’, um blog veterinário se pronunciou sobre os acontecimentos.  “Nesta epidemia, os rumores são mais destrutivos que os vírus”.

A organização não governamental Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais também demonstrou repúdio a situação. “A polícia deve parar e punir as pessoas cruéis que estão matando esses animais”, disse Jason Baker

Desde 23 de janeiro que Wuhan, cidade onde surgiu o vírus, está em quarentena. Antes da data, milhares de habitantes deixaram o local e não conseguiram regressar em razão do fechamento dos acessos para a cidade. 

Muitas pessoas deixaram seus pets em casa, com comida e água que duraram certo tempo. Porém, como não puderam retornar, os animais acabaram presos e sem os cuidados necessários. 

A população local juntamente com organizações de animais se disponibilizaram para ajudar e alimentar os animais abandonados, dando comida e água e até adotando-os temporariamente.

De acordo com dados da Wuhan Small Animal Protection Association, são 300 e 600 cães e gatos domésticos na cidade. 

70 voluntários percorreram mais de 500 casas para ajudar os bichinhos e recebem vários pedidos de outras casas.

Fonte: Jornal de Brasília