O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, sancionou a lei que garante aumento de 10% no valor do risco de vida recebido pela Guarda Municipal. O projeto de lei encaminhado à Câmara Municipal, de autoria do Executivo, foi apreciado pelos parlamentares, aprovado e retornou para a sanção. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (26).
 
Com o aumento o valor do risco de vida dos guardas chega a 100% de reajuste, desde 2020, quando o percentual pago aos agentes era de apenas 30%. Após um ano e dez meses o percentual passou para 60% (em 2021, por lei federal, os municípios ficaram proibidos de aumentar despesas por conta da pandemia da Covid-19). O valor pago aos guardas soma ao salário base dos profissionais e segue até a aposentadoria. O salário dos guardas, pago de acordo com a escolaridade, no acumulado na atual gestão chegou a 42% para que tem a menor formação escolar e até 173,27% para quem tem mestrado.
 
O prefeito Arnaldinho disse que a medida aumenta a motivação dos guardas de Vila Velha no trabalho diário de prevenção de crimes, resguardo de patrimônio público, no planejamento da segurança pública urbana e, acima de tudo, na proteção das pessoas.
 
“As pessoas são maior patrimônio que temos na cidade e todos os dias a nossa Guarda Municipal vai para as ruas para cuidar desse patrimônio. Pouco menos de três anos de gestão reestruturamos a Guarda, reaparelhamos a instituição, criamos condições e motivações para que eles continuem servindo, protegendo, cuidando e retirando das ruas aqueles que transgridem. Eles são os guardiões da cidade e nós estamos ao lado deles nessa missão”, comenta o prefeito.

Fonte: Secretaria de Defesa Social e Trânsito