Em breve a cidade de Guarapari receberá grande investimento no setor imobiliário de alto padrão, se trata do empreendimento Condomínio Alphaville Três Praias, localizado na região das Três Praias, em Perocão.

Desde 2018 o município vem trabalhando na análise e aprovação do projeto e em maio de 2019 o empreendimento foi apresentado em audiência pública, onde foram abordados os Estudo de Impacto de Vizinhança. O convite para o evento público foi divulgado amplamente pela cidade, através cartazes, envio de convites e imprensa local. Para a aprovação do projeto, a prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Análise e Aprovação de Projetos – Semap, realizou uma série de exigências.

O empreendimento residencial e comercial, de responsabilidade da Itacap Três Incorporações e Participações Ltda, foi aprovado pela prefeitura de Guarapari, no início de dezembro de 2019, após as adequações necessárias e a apresentação de todas as documentações exigidas.

Serão medidas compensatórias da empresa: acesso público à praia através de trilha ecológica de aproximadamente 1.300m, com acessibilidade a cadeirantes e bancos para descanso ao longo da trilha; estacionamento público com 40 vagas; adequação da avenida central existente para embarque e desembarque de veículos ao acesso da segunda trilha de 300m, pela parte interna do condomínio; melhorias nos acessos viários da Avenida Padre José de Anchieta, além da doação de terreno de 22 mil m², para implantação de equipamento público. São mais de R$ 2 milhões em obras para compensação e contrapartidas.

No termo de compromisso assinado pela empresa e Prefeitura de Guarapari, a empresa se compromete a manter, durante os finais de semana da alta temporada e feriados, transporte gratuito na trilha ecológica através de mini veículos (tipo carro de golf).

Além disso, também como medida de compensação, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) determinou a aplicação de mais de R$ 60 mil reais na Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Concha D’Ostra e no Parque Natural Municipal Morro da Pescaria. Segundo a Secretaria Municipal de meio Ambiente e Agricultura (Semag), no Morro da Pescaria será feita a instalação de videomonitoramento, compras de equipamento e controle e fiscalização, reformas e melhoramentos na estrutura das unidade.

Segundo representantes da empresa, o condomínio de luxo irá gerar aproximadamente 200 empregos diretos e 1000 indiretos, garantindo o aquecimento da economia local desde o início das obras, além de garantir uma área preservada de 70%.