O mutirão será feito até a cidade ficar completamente limpa, a Prefeitura entrou com ação contra a empresa e deverá contratar outra em regime emergencial

A situação caótica que está a cidade de Piúma pelo serviço precário que presta a empresa Limpeza Urbana no recolhimento do lixo obrigou a Prefeitura tomar uma atitude emergencial, realizar um mutirão neste domingo para fazer a coleta do lixo.

As ruas estavam tomadas de lixo em todos os bairros, além dos bichos, urubus e mau cheiro fez com que o secretário de Obras interino Raniery Miranda, com o aval da prefeita Marta Scherrer mobilizasse 18 servidores, entre efetivos e terceirizados, cinco caminhões caçambas, uma Kombi de apoio da Empresa Fortaleza e duas pás carregadeiras, mais o carro da Secretaria com a supervisão do secretário para fazer o recolhimento nos bairros onde a empresa mais se negligenciou a efetuar o serviço. Todo o lixo recolhido será levado ao aterro Sanitário da CTRVV em Vila Velha.

De acordo com Raniery Miranda está sendo feito um mutirão para atender os bairro mais afetados. “Hoje cinco vamos recolher em cinco bairros e vamos continuar com esses mutirões por toda a semana. Não vamos parar enquanto a empresa nova não assumir o contrato”, frisou.

Os bairros atendidos são Eucalipto I, Eucalipto II, Scherrer, Abel Cetim, toda orla, Centro, Limão, Tamarindo, aos arredores do Campo, Monte Aghá II e parte do bairro União sentido Acaiaca.

O trabalho começou por volta das 5h30, em frente a Drogaria Guida, no Centro de Piúma onde foi organizado o roteiro e passada as demandas para cada equipe que se dividiram em regiões na cidade. Ao final do dia, será feito um ponto de encontro próximo ao Portal da Ilha do Gambá para conferir realmente se os caminhões estão com a sua lotação completa. “Se ficou algum ponto sem coletar vamos averiguar o que é possível fazer para atender os 100% que é o objetivo de hoje”.

Nesta segunda-feira, 02, garantiu Raniery segue o mutirão pela cidade toda, com as mesmas equipes e equipamentos, bem como, terça-feira. Caso na quarta-feira a situação estiver mais tranquila será parada a coleta do lixo pelo mutirão e será a vez da retirada do entulho. “Vamos fazer um roteiro só de entulho. Como paramos as pás carregadeiras e os caminhões para recolher o lixo, o entulho ficou para segundo plano. Na quarta vamos recolher o entulho e na quinta, sexta, sábado e domingo de novo voltamos a coletar o lixo, para manter a cidade na ordem, tendo o mínimo de serviço prestado a população com qualidade, creio que vamos levar uns 10 a 12 dias quando o procedimento emergencial for publicado e chegar a empresa nova para prestar o serviço” afirmou o secretário.

Segundo o secretário de Obras, a empresa Limpeza Urbana não parou definitivamente de ofertar o serviço, mas trabalha dia sim, dia não, tem dia que não tem ajudante. “Eles estão querendo que a Prefeitura rompa o contrato sem penalidade, isso não temos como aceitar, porque a empresa deixou Piúma com um prejuízo muito grande, não dá para fingir que isto não aconteceu e não puni-la severamente. Continua o processo administrativo, a Limpeza Urbana será processada e se for necessário, haverá retenção de valores, não tem jeito, tem que fazer o que é o certo. Estamos aqui para defender os interesses do município e dos munícipes”, ressaltou Raniery.

Hoje a empresa saiu com um caminhão e dois coletores de forma precária e está fazendo o bairro União.