O município de Vila Velha, conhecido por seus belos atrativos turísticos, está prestes a proporcionar uma experiência inédita para as comunidades. O projeto Dia D Turista, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult), em parceria com a Capixaba Turismo Receptivo, visa democratizar o acesso ao turismo para os moradores de regiões menos favorecidas.

Muitas pessoas ainda não têm familiaridade com os atrativos turísticos da própria cidade, simplesmente pela falta de oportunidades que favoreçam esses acessos. Em resposta a essa lacuna, a prefeitura vai oferecer alguns passeios gratuitos em um ônibus turístico, permitindo que os munícipes desfrutem dos principais atrativos canela-verdes.

Para o primeiro passeio, agendado para o próximo dia 2 de setembro, as inscrições estão abertas. A inscrição contempla uma pessoa maior de 18 anos por cadastro, acompanhada de até três dependentes menores. Os interessados em participar devem realizar a inscrição clicando aqui. São 49 vagas por saída.

O foco do Dia D Turista está nos munícipes cadastrados no CadÚnico ou que possuem dependentes matriculados na rede municipal de ensino. Uma condição importante é que as pessoas que se cadastrarem e, por algum motivo, não puderem comparecer ao passeio, devem notificar a organização com no mínimo 24 horas de antecedência. Caso contrário, não poderão se inscrever para futuras edições do projeto.

“Para este passeio inaugural, podem se inscrever apenas moradores da Região IV (Grande Cobilândia), que inclui os seguintes bairros: Cobilândia, Alecrim, Alvorada, Cobi de Baixo, Cobi de Cima, Industrial, Jardim do Vale, Jardim Marilândia, Nova América, Planalto, Rio Marinho, Santa Clara, São Torquato, Vale Encantado e Pólo Empresarial Novo México”, informa o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.

Roteiro

O ponto de embarque e desembarque do ônibus do projeto, o Bustour, será na Praça Deus Pai, em Cobilândia, com saída prevista para às 8h. O passeio tem duração estimada de 4 horas e passará pela orla das praias de Itaparica, Itapuã e Praia da Costa. Haverá paradas programadas em locais icônicos, como o Farol Santa Luzia, na Praia da Costa, além da Igreja do Rosário, Museu Homero Massena e Casa da Memória, na Prainha. Não será permitido o embarque e desembarque fora da Praça Deus Pai.

Para mais informações sobre o projeto Dia D Turista, os interessados podem entrar em contato com a Semcult, por meio do telefone (27) 3149-7335, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Serão dois passeios pelo projeto por mês. O próximo será no dia 27 de setembro. O local de embargue e a região que será beneficiada serão divulgados em breve.

Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo