A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac), realiza nesta quarta-feira (23) o primeiro encontro do projeto “Tardes de Formação”, voltado para quem deseja participar do “Família Acolhedora”, um programa de apoio e proteção social especial a criança e ao adolescente de até 17 anos.
Com o tema “Fundamentos da Política de Acolhimento Familiar – Aspectos legais e científicos”, a primeira tarde será no auditório da Secretaria de Educação (Semed), às 13h. Poderá participar qualquer cidadão interessado em se tornar uma família acolhedora.
Todos os protocolos e medidas sanitárias determinadas pelo Ministério da Saúde serão seguidos durante a formação.
Saiba mais sobre o programa:
O acolhimento nas famílias é provisório e assegura as crianças e adolescentes, vítimas de abandono, negligência e violência, garantindo o direito fundamental e constitucional à convivência familiar e comunitária.
Para se inscrever e tornar uma família acolhedora, os interessados devem ter acima de 25 anos, ser morador de Guarapari e não ter pendências judiciais. As famílias ou pessoas selecionadas passam por quatro fases: capacitações sobre acolhimento familiar, entrevista, visitas domiciliares e cadastro junto à Vara da Infância e Juventude.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado. Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas por uma equipe exclusiva do programa.
A concessão de guarda, por tempo determinado, à família acolhedora é concedida pela Vara da Infância e da Juventude de Guarapari.
Programação das Tardes Acolhedoras:
1º Encontro: 23/06/2021
Tema: Fundamentos da Política de Acolhimento Familiar – Aspectos legais e científicos.
2º Encontro: 21/07/2021
Tema: A Convivência Familiar e Comunitária como direito fundamental da criança e do adolescente e Desenvolvimento biopsicossocial da infância à adolescência.
3º Encontro: 18/08/2021
Tema: Novas Configurações Familiares / Reintegração Familiar/ Desafios e compromissos da Família Acolhedora.
Informações e inscrições
3261-1377 ou 27 98838-7690