Tentar garantir a estruturação de espaço adequado para fomentar o desenvolvimento da agropecuária de Guarapari é o objetivo dos vereadores Fábio Veterinário (PSB) e Zé Preto (Patriota), que acabam de dar início à luta pela construção de um Parque Municipal de Exposições Agropecuárias na cidade. Para isso, eles conseguiram o acolhimento da Câmara de Guarapari, na sessão desta quinta-feira (05/08), ao Projeto de Lei nº 123/2021, de iniciativa conjunta de ambos os parlamentares, que autoriza o Poder Executivo a realizar a tão sonhada construção. Com o aval do plenário, o projeto seguirá sob a análise das comissões permanentes do Legislativo, devendo entrar em pauta, em primeira discussão, assim que receber os respectivos pareceres técnicos.
“Para a construção do Parque de Exposições Agropecuárias de Guarapari, a municipalidade deve seguir a regras estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e do Instituto Agropecuário e Florestal do Estado do Espírito (IDAF). E o Poder Executivo fica, desde já, autorizado a abrir crédito adicional especial, em seu orçamento, para o cumprimento desta Lei, que não impõe nenhuma obrigação e não gera nenhuma despesa à Administração. É tão somente uma matéria autorizativa. Isso significa que o Executivo poderá acatá-la, se assim for oportuno e viável, ou não, dependendo das condições financeiras do município”, explicou Fábio Veterinário.
Segundo ele, a construção do Parque de Exposições Agropecuárias de Guarapari tende a agregar grande valor aos produtores rurais da região, considerando o crescente número de animais de produção no município e das variadas culturas agrícolas existentes no município atualmente. “Municípios vizinhos, como Alfredo Chaves, Anchieta e Iconha, possuem Parques de Exposições Agropecuárias com capacidade de receber diversas espécies de animais e os espaços também são utilizados para cursos e eventos durante todo o ano, conforme agenda determinada pela comunidade e o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O mesmo pode ser feito aqui, em Guarapari”, defendeu o vereador.
De acordo com Fábio, o parque deverá ocupar uma área apropriada para abrigar associações, núcleos e sindicatos, que representam os mais diversos segmentos do setor, em Guarapari. Ele diz que a ideia é que, na área do parque tenham, ainda, atividades de prestação de serviços, produção e comercialização de material genético, pesquisa e inovação tecnológica, ensino, capacitação, produção e comercialização de insumos.
“Pode haver, por fim, uma programação que atenda aos ramos alimentício, hoteleiro e bancário, além de outros, complementares às atividades agropecuárias e à sua operacionalização. O Parque de Exposições Agropecuárias de Guarapari poderá ser mais um centro de lazer e entretenimento para a população do município e também para os turistas”, salientou ele.
Conheça esta proposição na íntegra acessando o link abaixo:
http://www3.cmg.es.gov.br/Sistema/Protocolo/Processo2/Digital.aspx?id=12810&arquivo=Arquivo/Documents/PL/12810-202107100039072271-assinado.pdf#P12810
Fonte: CMG