Referência quando se fala em turismo no Espírito Santo, a região de montanhas do Estado deve ficar cada vez mais em evidência nos próximos anos, com a execução de dezenas de ações que estão sendo preparadas pelas prefeituras dos nove municípios que compõem a região turística Montanhas Capixabas. Sinalização turística, capacitações, criação de novos circuitos, investimentos em infraestrutura e embelezamento de cidades são alguns dos exemplos.
Além dos projetos municipais, o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, que é a instância de governança turística local, também apoia todas as iniciativas de melhoria na infraestrutura dos municípios, de acordo com as prioridades de cada cidade.
A entidade também promove projetos envolvendo toda a região e projeta realizar parcerias públicas e privadas para investir no setor, como em trabalhos de divulgação dos municípios e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo que compõem a região. Apesar de boas perspectivas para o setor, os gestores de turismo são unânimes em afirmar que a pandemia da Covid-19 continua sendo o principal desafio para 2021.
Em Venda Nova do Imigrante, a secretária de Turismo, Cultura e Artesanato, Carla Caliman Terra, contou que o site (www.descubravendanova.es.gov.br) está sendo reformulado e há um trabalho intensificado para divulgar o município pela internet. Além de treinamentos ofertados aos empresários do setor, os acessos às propriedades do agroturismo estão recebendo constantes melhorias. Eventos ligados ao agroturismo estão sendo planejados, mas a execução depende da redução dos casos de Covid-19.
A secretária de Cultura e Turismo de Afonso Cláudio, Fabiana Binow, contou que o foco da atual administração é o turismo. “No primeiro momento estamos trabalhado as mídias sociais para divulgar e promover os atrativos turísticos”, contou. Ela ainda afirmou que haverá um empenho em buscar recursos para investir em infraestrutura e a expectativa é a retomada de importantes eventos municipais. O fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo e a sensibilização e o envolvimento do empresariado também estão entre as metas.
Em Domingos Martins, a secretária interina de Cultura e Turismo, Dulciele Stein Suela, contou que será realizada uma campanha de marketing para conscientizar a população martinense sobre a importância da atividade turística, e ela disse que estão sendo realizadas pesquisas de fluxo turístico para entender o comportamento dos visitantes. O objetivo é melhorar a relação da comunidade com os turistas. Também serão realizados eventos em parceria com a iniciativa privada, já que em 2020 quase todos os eventos foram cancelados. “Nosso maior desafio é fomentar o turismo seguro, tendo em vista que a vacina ainda não está disponível para todos”, enfatizou.
Fonte: Montanhas Capixabas