Na sessão desta quinta-feira (05/08), a Câmara de Guarapari remeteu à análise de suas comissões permanentes, para exaração dos respectivos pareceres técnicos, o Projeto de Lei nº 128/2021, de autoria do vereador Professor Luciano (PDT), determinando que as obras de pavimentação de vias urbanas deverão ser precedidas da implantação de infraestrutura de drenagem de águas pluviais, quando esta medida for tecnicamente viável. Com o aval do plenário, a matéria seguirá tramitando regimentalmente na CMG, devendo entrar em pauta, em primeira discussão, nas próximas sessões legislativas.

“Antes de pavimentar qualquer via pública, é essencial que os engenheiros conheçam as propriedades naturais do solo, para que identifiquem os métodos mais apropriados, pois cada terreno tem as suas especificações. Então, é realizada a drenagem de águas pluviais nas áreas mais propensas a apresentarem excesso de umidade”, disse o vereador.

E o Professor Luciano continuou: “O projeto de drenagem define e dimensiona as estruturas de captação, controle e condução das águas das chuvas, para que não danifiquem o corpo das rodovias. Assim, a drenagem de águas pluviais, essencialmente, é em um sistema formado por estruturas que ajudam tanto no escoamento quanto no direcionamento das águas. Deste modo, a operação deve incluir a construção de uma rede feita por guias, caixas de captação, sarjetas, manilhas e etc”, afirmou o vereador.

Segundo ele, os componentes que fazem a drenagem de águas pluviais são assentados em um nível inferior ao restante da superfície do terreno, “Por isso, geram uma leve inclinação, a fim de que não apenas facilite, como também garanta o escoamento das águas.

Além disso, o projeto de drenagem de águas pluviais é caracterizado por sua complexidade nas definições de parâmetros técnicos, como: a equação pluviométrica da região de atuação, o coeficiente de escoamento superficial, o tempo de retorno (TR), o tempo de concentração (TC) e o dimensionamento de galerias até à definição de um traçado inteligente para o direcionamento das águas pluviais”, ressaltou ele.

Acesse o link abaixo e conheça este projeto na íntegra:
http://www3.cmg.es.gov.br/Sistema/Protocolo/Processo2/Digital.aspx?id=12954&arquivo=Arquivo/Documents/PL/12954-202107231252492143-assinado.pdf#P12954 

Fonte:CMG