Ainda não há previsão de quando novas vacinas devem chegar, mas Ministério da Saúde tem expectativa de que remessas sejam recebidas ainda em março

As próximas doses de vacinas contra Covid-19 que o Espírito Santo receber do Ministério da Saúde devem ser utilizadas para dar início a imunização de mais um grupo prioritário: idosos de 75 a 79 anos. Ainda não há data para a chegada de uma nova remessa, mas a expectativa é que o governo federal receba mais doses ainda em março.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a população de 75 a 79 anos no Espírito Santo é estimada em 66 mil pessoas.

Em entrevista publicada pelo jornal A Tribuna, na edição desta quarta-feira, a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, frisou que as doses que chegarem posteriormente devem ser suficientes para terminar a vacinação das pessoas com mais de 80 anos e já iniciar o público de 75 a 79 anos. “Ainda não temos um cronograma com data certa para que isso aconteça”.

Segundo a reportagem, o Ministério da Saúde informou que, além de mais doses do Butantan, novos lotes da vacina Astrazeneca (Oxford) estarão disponíveis em março. A previsão é de que sejam entregues ao Ministério da Saúde 3,8 milhões de doses produzidas na Fiocruz e outros 2 milhões importadas da Índia.

Também para março, o Brasil negocia o recebimento da primeira leva de vacinas do consórcio Covax Facility – 2,6 milhões de doses da AstraZeneca.

Na madrugada desta quarta-feira (3), uma nova remessa de 48.200 vacinas da Coronavac foi recebida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os imunizantes serão utilizados para aplicação da primeira dose de idosos de 80 a 84 anos, totalizando a cobertura de 80,5% deste público, e na aplicação da segunda dose em idosos de 90 anos e mais.

Fonte: Tribuna online