De acordo com o professor responsável, o equipamento utiliza um microchip wi-fi compacto e de baixo custo, com capacidade para ser programado

Um equipamento desenvolvido por integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Computação da Ufes monitora se as pessoas estão mantendo a distância mínima de dois metros, colaborando para tentar desacelerar a taxa de contaminação pelo novo coronavírus.

A proposta é que a chamada ‘Pulseira Anti-Covid’, seja usada em ambientes controlados, como escolas, museus, empresas e supermercados.

Cada pulseira emite e mede a potência do sinal emitido pelas demais pulseiras no mesmo ambiente. Dessa forma, é possível estimar a proximidade entre os dispositivos e emitir um alerta sonoro e visual quando o limite mínimo não for respeitado. 

De acordo com o professor do Departamento de Informática e tutor do grupo, Rodrigo Laiola Guimarães, o protótipo utiliza um microchip wi-fi compacto e de baixo custo, com capacidade para ser programado: “O módulo WiFi ESP8266 utilizado nos dispositivos permite que esses se comuniquem através de uma rede Wi-Fi”, acrescenta.

Os estudantes André Oliveira Cunha e Joana Venturin Loureiro, desenvolvedores do dispositivo optaram pela utilização do módulo WiFi ESP8266, após testarem outras tecnologias como sensores infravermelhos e ultrassônicos. “O protótipo final ficou pronto em cerca de um mês, com um custo em torno de R$ 50. Precisa ser aperfeiçoado mas, se produzido em escala, provavelmente o custo de produção poderá diminuir”, explica o professor Guimarães, que supervisionou o projeto.

Fonte: Folha Vitória