A conta final estimou um prejuízo de R$ 70 mil. 

Um raio que caiu em Poconé, a 103 Km de Cuiabá, matou 44 novilhas em uma fazenda da região. na hora do raio os animais estavam aglomerados embaixo de uma figueira e foram atingidos. As informações são do G1. 

O dono da fazenda, Edmundo de Assis, explicou que estava chovendo muito na hora que o raio caiu. “Não estava na propriedade quando o raio caiu. Estava chovendo muito. Fiquei sabendo no outro dia quando os funcionários me ligaram contando. Eles disseram que ouviram um barulho e quando a chuva passou encontraram as novilhas mortas”, disse.

A conta final estimou um prejuízo de R$ 70 mil. 

A sede da fazenda fica a cerca de 300 metros de onde o raio caiu, mas nenhum funcionário ficou ferido após a tempestade. 

A fazenda contava com cerca de 600 cabeças de gado. Além das 40, 155 outros animais estavam na região. 

Edmundo explicou que nada queimou na região “Fiquei assustado, pois quando um raio cai geralmente a árvore fica queimada, a cerca é destruída e desta vez não tinha nada disso”, disse.

os animais não passaram por exames já que o laboratório mais próximo está a cerca de 80 km da fazenda e é de difícil acesso. 

Entretanto, alguns veterinários explicaram que a morte deve ter sido mesmo por conta da forte descarga elétrica. 

“Disseram que o raio não foi tão forte, mas o suficiente para matar as novilhas”, contou.

Edmundo relatou que está foi a primeira vez que ele perdeu gado por conta de uma descarga elétrica e está em alerta devido ao período de chuva.

“Já vi vários casos, mas nunca aconteceu comigo. Ficamos com medo, até porque o gado está sempre reunido, o que pode ser mais perigoso”, ressaltou

Fonte: Agência Brasil