Eles só serão imunizados “na segunda etapa da primeira fase da campanha”, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Com a possibilidade de não haver vacinas suficientes para todos na primeira fase do Plano Nacional de Imunização contra o novo coronavírus (Covid-19), que deve começar na próxima semana, os idosos acima de 75 anos que não estiverem em asilos terão que esperar mais um pouco para se imunizarem. 

Segundo a secretaria, assim que as primeiras doses chegarem ao Estado, serão vacinados os idosos acima de 60 anos que residem em casas de repouso, trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados.

Com a possibilidade de não haver vacinas suficientes para todos na primeira fase do Plano Nacional de Imunização contra o novo coronavírus (Covid-19), que deve começar na próxima semana, os idosos acima de 75 anos que não estiverem em asilos terão que esperar mais um pouco para se imunizarem. 

A informação foi confirmada, na noite desta sexta-feira (15), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com base no plano definido pelo Ministério da Saúde. 

Segundo a secretaria, assim que as primeiras doses chegarem ao Estado, serão vacinados os idosos acima de 60 anos que residem em casas de repouso, trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados.Idosos acima de 75 anos podem ter de esperar mais um pouco para serem imunizados contra Covid (Foto: Freepik)Idosos acima de 75 anos podem ter de esperar mais um pouco para serem imunizados contra Covid (Foto: Freepik)

“Os idosos acima de 75 anos não institucionalizados (que não estão em asilos) serão vacinados na segunda etapa da primeira fase da campanha”, declarou a Sesa em nota encaminhada ao Tribuna Online.

É uma espécie de prioridade dentro do grupo prioritário, plano elaborado para o caso de não chegarem doses suficientes para todos os inseridos no grupo da primeira fase da campanha.

A Prefeitura de Vitória, por exemplo, já divulgou que seu plano, pela linha estipulada pelo Ministério da Saúde, englobaria um total de 32 mil pessoas na primeira fase.

“Ressaltamos que toda estratégia de imunização dependerá do quantitativo de doses recebidas e que, neste primeiro momento, o grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde, está dentro das instituições de longa permanência e dos hospitais (profissionais de saúde)”, diz o comunicado da prefeitura.

O prefeito Lorenzo Pazolini, inclusive, fez um apelo para que as pessoas não procurem os postos de saúde nesta primeira fase. 

“Neste primeiro momento, pedimos para que a população não procure as unidades de saúde, pois as vacinas serão aplicadas no grupo prioritário da primeira fase, definido pelo Ministério da Saúde, que são os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência, profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate contra a covid-19 e população indígena aldeada”, afirmou. https://5d880d2eb39d80a526445ae1deaea66f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

No próximo domingo (17) está prevista a divulgação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da avaliação sobre os pedidos de autorização emergencial das vacinas Coronavac, do Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, e a da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca. A expectativa é de que, com a liberação, na próxima semana a vacinação comece no Brasil.

A Secretaria de Estado da Saúde adiantou que o Ministério da Saúde marcou para segunda-feira (18) uma reunião com os estados para definir cronograma de distribuição das vacinas e também os grupos prioritários.

Leia na íntegra a nota enviada pela Secretaria de Estado da Saúde: https://5d880d2eb39d80a526445ae1deaea66f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

A coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis esclarece que na primeira etapa da primeira fase da campanha de vacinação covid-19, conforme informação do Ministério da Saúde, serão imunizados os idosos acima de 60 anos das Instituições de Longa Permanência (ILPIs); trabalhadores da saúde de hospitais (que atuam na linha de frente no atendimento a pacientes covid-19); pessoas com deficiência institucionalizadas; e indígenas aldeados.

Os idosos acima de 75 anos não institucionalizados serão vacinados na segunda etapa da primeira fase da campanha.

Informa, ainda, que na próxima segunda-feira (18) haverá uma reunião do Ministério da Saúde com os estados para definição do cronograma de distribuição das vacinas, bem como dos grupos prioritários.

Leia também, na íntegra, a resposta da Prefeitura de Vitória sobre o plano municipal de imunização:

Nesta primeira etapa, a imunização será voltada ao grupo prioritário formado por pessoas idosas a partir dos 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), pessoas idosas com mais de 75 anos, profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid e população indígena, totalizando 32 mil pessoas. A equipe de vacinação irá até esses locais, não sendo necessária a utilização da estrutura das 28 salas de vacinação, nem do sistema drive-thru – nesta fase inicial.

No planejamento da estrutura do drive-thru estará contemplada uma área para ciclistas e pedestres. Ressaltamos que toda estratégia de imunização dependerá do quantitativo de doses recebidas e que, neste primeiro momento, o grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde, está dentro das instituições de longa permanência e dos hospitais, portanto a equipe vai até eles.

Dentro do planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) para a vacinação dos munícipes, a equipe de saúde propõe várias estratégias, como a imunização nas 28 salas de vacinação das unidades de saúde da capital, em hospitais e em domicílios para pessoas acamadas, além da criação de postos volantes. Outra estratégia será o agendamento on-line, de forma a organizar a vacinação e evitar filas.

“A notícia do início da vacinação é uma alegria para nós. Estamos preparados. Temos 28 salas de vacinação, câmara frigorífica, caminhões refrigerados e profissionais capacitados. Mas, neste primeiro momento, pedimos para que a população não procure as unidades de saúde, pois as vacinas serão aplicadas no grupo prioritário da primeira fase, definido pelo Ministério da Saúde, que são os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência, profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate contra a covid-19 e população indígena aldeada. Reforçamos que é fundamental manter as regras sanitárias, evitando aglomerações, usando máscara e álcool em gel”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Leia a nota do Ministério da Saúde na íntegra:

A Ministério da Saúde informa que a vacina será distribuída de forma equitativa e proporcional a todos os estados brasileiros em até cinco dias após aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim, todos os estados receberão a vacina simultaneamente, dentro da logística integrada e tripartite, feita pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Profissionais de saúde, idosos de 75 anos ou mais, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e indígenas estão incluídos no primeiro momento de imunização. Cabe esclarecer que a pasta irá seguir com a logística conforme aumentar a oferta de vacinas, produção e importação, até que todos os públicos sejam atendidos seguindo o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

O Plano Nacional de Imunizações (PNI) irá seguir as orientações dos laboratórios produtores quanto a aplicação das doses das vacinas. É importante deixar claro, que o fato de uma dose apresentar boa eficácia, não significa necessariamente que não se deva aplicar a 2ª dose. Reforçamos que essa determinação será seguida conforme a bula das vacinas. O objetivo principal do Ministério da Saúde é otimizar o uso do imunizante, vacinando o maior número de pessoas.

Ressaltamos que o plano de vacinação contra a Covid-19, conforme já divulgado, é dinâmico e será adaptado – se necessário – à medida em que tivermos vacinas aprovadas e incorporadas ao SUS – de forma a atender a população brasileira com eficiência, segurança e celeridade.

A Prefeitura de Vitória, por exemplo, já divulgou que seu plano, pela linha estipulada pelo Ministério da Saúde, englobaria um total de 32 mil pessoas na primeira fase.

“Ressaltamos que toda estratégia de imunização dependerá do quantitativo de doses recebidas e que, neste primeiro momento, o grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde, está dentro das instituições de longa permanência e dos hospitais (profissionais de saúde)”, diz o comunicado da prefeitura.

O prefeito Lorenzo Pazolini, inclusive, fez um apelo para que as pessoas não procurem os postos de saúde nesta primeira fase.

“Neste primeiro momento, pedimos para que a população não procure as unidades de saúde, pois as vacinas serão aplicadas no grupo prioritário da primeira fase, definido pelo Ministério da Saúde, que são os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência, profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate contra a covid-19 e população indígena aldeada”, afirmou.

Fonte: Tribuna Online