Além das aulas diversificadas ao longo do ano letivo de 2019 para preparar os alunos para o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Hosana Salles, em Cachoeiro de Itapemirim, investiram em uma semana diferenciada: o “Pré-Paebes”, que aconteceu entre 07 e 11 de outubro. A avaliação está sendo aplicada nas escolas, nessa quarta-feira (16) e nesta quinta-feira (16).
A ação contou com aplicação de simulados, palestras motivacionais,
visitas técnicas, aulões e um quiz interativo de Língua Portuguesa e
Matemática. As competências e habilidades socioemocionais foram
priorizadas durante a semana Pré-Paebes. Após visita técnica para
conhecer os cursos técnicos e de graduação ofertados pelo Instituto
Federal do Espírito Santo (Ifes) os alunos assistiram a uma palestra com
o tema “Projeto de Vida”.
Em uma outra ação, a ex-aluna da
Escola Hosana Salles, Ana Paula Nascimento, hoje universitária, deu uma
palestra motivacional para os alunos, em que contou a sua história e
todas as dificuldades pelas quais passou para alcançar seus objetivos e
sonhos.
“Eu, como mulher, negra, moradora da zona
rural de Muqui e de família humilde, precisei de muito foco, coragem,
reponsabilidade e força, que são ingredientes fundamentais para quem
quer mudar a sua história de vida”, ressaltou Ana Paula. Além da
palestra, a ex-aluna trabalhou com dinâmicas e apresentou os projetos
que desenvolve na universidade.
Os alunos também foram
contemplados com uma “aula show”, em que foram reforçados os conteúdos
das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que são cobradas no
Paebes. E na última ação, que aconteceu na sexta-feira (11), o diretor
Guilherme Coelho teve uma conversa com os estudantes e falou sobre a
importância acadêmica da avaliação.
Para a
professora Patrícia Peres, a grande maioria entendeu a importância
acadêmica da avaliação. “Todos compareceram muito motivados ao primeiro
dia de provas. É resultado e consequência do trabalho em equipe do corpo
docente e o trio gestor”, disse.
Nesta quinta-feira (17) é o
segundo e último dia do Paebes. “No primeiro dia da avaliação, nossos
alunos foram recebidos, carinhosamente, pelos professores e ganharam um
‘kit sobrevivência do aluno’, composto por um achocolatado, um pirulito,
jujubas e uma pipoca”, contou o diretor Guilherme Coelho.
Paebes
O Paebes teve início no ano de 2009 com o objetivo de avaliar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo das escolas da Rede Estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes, em relação ao nível de apropriação dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática (de todas as etapas avaliadas) e, em anos alternados, em Ciências Humanas e Ciências da Natureza (a partir do 9º ano do Ensino Fundamental).
Os resultados são alocados em Padrões de Desempenho que são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas metas educacionais estabelecidas pelo PAEBES. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado.