Compartilhamento de experiências e dúvidas entre gestantes e puérperas a respeito da amamentação vai marcar uma roda de conversa que vai acontecer nesta terça-feira (1), às 9h, na Igreja Católica de Paul. A iniciativa marca a Semana Mundial da Amamentação, celebrada de 1 a 7 de agosto.
A ação, voltada para mulheres que estão em processo de aleitamento materno ou gestantes, está sendo coordenada por uma equipe multiprofissional formada por enfermeira, psicóloga, assistente social, médica e nutricionista. Orientações sobre os métodos de amamentação – finger feeding (quando a criança suga o dedo mindinho), mamadeira, colherzinha e sonda, bem como produção de leite, engasgo e até fissura nos seios estarão em pauta na roda de conversa.
A enfermeira Mariana Monteiro explica que o aleitamento materno beneficia não só a criança, no fortalecimento da sua saúde, como na recuperação do puerpério da mãe. “Muitas deixam de amamentar por críticas dos familiares, incertezas ou falta de incentivo. Por isso a importância de orientar e educar, para que mais mães consigam passar pela amamentação”, declara a profissional.
A participação na roda de conversa é gratuita e não necessita de inscrição prévia. A organização é da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, através da Unidade Básica de Saúde de Paul.
A Semana Mundial da Amamentação foi instituída em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com objetivo de reduzir a mortalidade infantil.
Benefícios da amamentação
De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é um alimento completo e, por isso, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento. É rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
Serviço
Roda de conversa sobre amamentação
Data: 1/08 (terça-feira), às 9h
Local: Igreja Católica de Paul
Participação gratuita, sem necessidade de agendamento
Fonte: Secretaria de Saúde