Dona Nágila dos Santos tem 68 anos e está com a saúde em dia, mas ela mesma contou que nem sempre foi assim. A aposentada teve problema com a balança desde quando era criança. “Fui uma criança obesa e depois que tive filhos a situação só se agravou, meus exames davam alterados, nunca consegui emagrecer, mas a minha vida mudou depois que fiz a cirurgia bariátrica no Hospital Evangélico”, relata a idosa.
A paciente fez a cirurgia no hospital no ano 2001 e na época pesava 138 kg. Ela foi atendida pela equipe da cirurgia bariátrica do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) onde recebeu um tratamento individualizado. “Eu tive um acompanhamento com nutricionista e psicólogo, ganhei qualidade de vida e mantenho isso até hoje com uma alimentação saudável”, comemora dona Nágila.
Para o coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HEVV, Dr. Tarcísio Zovico, a cirurgia é um procedimento eficaz para a obesidade mórbida. “Nós entendemos que a reeducação alimentar e a mudança dos hábitos são essenciais para uma vida saudável, mas existem casos em que a cirurgia bariátrica é a única indicação para que o paciente consiga realmente perder peso e tenha um controle das comorbidades”, ressalta o médico.
De acordo com dona Nágila, após o procedimento ela incluiu a atividade física na rotina e passou a aproveitar mais a vida fazendo vários passeios. “A cirurgia foi a melhor decisão que tomei na minha vida. Minha autoestima melhorou, passei a sair e me divertir e isso era algo que eu não fazia por conta do meu peso! Nunca mais tive os exames alterados e até a minha pressão regularizou. Hoje peso 85 kg e me sinto ótima”, completa a idosa.
O médico também reforça a importância do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar quando se fala em perda de peso. “Atualmente, os remédios para emagrecer estão em alta, mas isso é um risco. Sabemos que o excesso de gordura corporal causa grandes prejuízos ao organismo, por isso é tão importante dizer que o certo é consumir cada vez menos produtos industrializados, fazer mais atividade física e ter uma mudança de vida. O conjunto de ações que gera um resultado positivo”, destaca o cirurgião gastrointestinal.
O Hospital Evangélico realiza, aproximadamente, 45 cirurgias bariátricas por mês. Nos 23 anos do serviço foram realizadas mais de 5.470 cirurgias no hospital. Vale ressaltar, que o HEVV conta com um serviço completo para atender o paciente com excesso de peso. Tem uma equipe formada por médicos, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, nutrólogo, endocrinologista, técnico de enfermagem, fisioterapeuta e assistente social, além de equipamentos de última geração para a realização do procedimento da cirurgia bariátrica.
Fonte: AEBES