Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. E para
auxiliar na divulgação da campanha, os servidores do Departamento de
Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), autarquia responsável pela
publicação do Diário Oficial do Estado, vestiram-se de rosa. Reunidos no
memorial da sede da autarquia, todos exibiam o “uniforme” da luta
contra o câncer.
“É importante a gente se vestir de rosa e
fazer o alerta para que todos se lembrem, não apenas agora, mas todos os
dias de trabalhar a prevenção. Aquelas questões que todos abordam, do
autoexame, de verificar se há alterações, e ir ao médico regularmente,
pois o quanto antes a doença for diagnosticada mais eficaz será o
tratamento”, destacou a diretora-presidente do DIO/ES, Madalena Santana.
Além dos servidores, o prédio da autarquia também recebeu iluminação
especial na cor rosa, tanto na fachada quanto no memorial, área onde
estão as obras e objetos raros da instituição.
Saiba mais
A campanha nacional do Outubro Rosa 2019, lançada pelo Instituto
Nacional do Câncer (INCA) e pelo Ministério da Saúde, destaca os três
pilares estratégicos de controle da doença: prevenção primária,
diagnóstico precoce e mamografia.
De acordo com o INCA, o
câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras,
representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo
feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de
mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo),
geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou
parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e
saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer
pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
FOTO: Edgard Lima / DIO