A previsão é de que os testes da fase 3 da vacina, que contam com cerca de 40 mil voluntários, iniciem ainda nesta semana
Nesta segunda-feira (31) o ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashlo anunciou que o primeiro lote da vacina para a covid-19, Sputnik V, será feita já no mês de setembro. A previsão é de que os testes da fase 3, que contam com cerca de 40 mil voluntários, iniciem nesta semana.
Nesta etapa são testadas a eficácia e a segurança de imunização em larga escala. Com isso, 30 mil pessoas deverão receber a vacina, enquanto os outros 10 mil receberão o placebo. Com este grupo de controle, serão priorizados professores e profissionais de saúde, voluntariamente.
Ao jornal The Moscow Times o ministro afirmou que 2,5 mil pessoas já foram recrutadas. “Quanto à vacinação contra o coronavírus, neste momento, simultaneamente, o aumento da produção e a observação pós-registro estão em andamento. Em primeiro lugar, claro, as vacinas serão fornecidas para profissionais de saúde e professores, e isso [vacinação] será absolutamente voluntária”, afirmou.
Além da Rússia, o Fundo de Investimento Direto Russo afirmou que outros cinco países participarão da 3ª fase de testes da vacina, mas ainda não informou quais são e a quantidade de voluntários de cada um.
Fonte: Jornal de Brasília