Mais de dez mil pessoas participaram do SuperAção em Boa Vista, no sábado (9). Ao todo, 10.200 atendimentos foram realizados durante o evento de seis horas, promovido pela Prefeitura de Vila Velha, que concentrou no mesmo lugar serviços de utilidade pública, lazer, informação e apresentações musicais, culturais e artísticas. Os moradores do bairro e entorno aprovaram a iniciativa.
Rosângela Lima, que mora em Boa Vista há um ano, elogiou a ação da prefeitura, que leva muita cidadania e respeito à população e bem-estar aos animais. Rosângela é a tutora da cadela Névoa, de cinco anos.
“Atualmente, a gente trata a Névoa para ela não entrar no cio com vacina. Mas para a saúde do animal é melhor a castração. A gente não tem condições de ficar pagando, é difícil. A prefeitura fazendo isso proporciona uma vida saudável para o nosso animal, que é o que a gente quer”, destacou.
Névoa e todas as cadelas e gatas atendidas no sábado fizeram exames de sangue para saber se estarão aptas para a cirurgia de castração. Se estivem bem, a clínica conveniada com a prefeitura vai ligar para os tutores para marcar as cirurgias, que fazem parte do Programa Operacional de Controle Animal (POCA).
O jovem Matheus Gomes Araes, de 14 anos, aproveitou para tirar a primeira via do Registro Geral (RG), um dos serviços mais procurados ao longo das cinco edições do SuperAção.
“Achei incrível. Ainda não tinha tirado a minha identidade. Achei muito bom a prefeitura ter ajudado com isso. Uma coisa muito positiva”, afirmou Matheus, que estava acompanhado da mãe, Sônia Patrocínio, moradora do bairro há 30 anos.
Moradora de Vila Batista há 60 anos, Eunice Eugênia Schaver aproveitou para aferir a pressão arterial e conferir se a saúde estava em dia. “É demais. Coisas que a gente não consegue fazer no dia a dia. No sábado, a gente já sai de casa e vem aqui fazer tudo que tem direito. Estou até levando uma plantinha, uma hortelã pimenta, para casa. Tudo de graça”, disse satisfeita.
Mais de 47 mil atendimentos
Dessa forma, Boa Vista fechou com chave de ouro a última edição do SuperAção de 2023, que antes levou muita cidadania, respeito e serviços de utilidade pública para os bairros de São Torquato, Araçás, São Conrado e Santa Rita, contemplando, assim, as cinco regiões administrativas de Vila Velha. Durante as cinco edições do SuperAção, 47.861 pessoas foram atendidas. A média de atendimento nas quatro primeiras edições ficou em 8 mil por evento.
“Isso é justiça social, resgate social, dignidade. A Prefeitura de Vila Velha tem como meta cuidar das pessoas. O SuperAção leva a prefeitura para dentro das comunidades. Dessa forma, acolhe os moradores e melhora a qualidade de vida da população. Os números de atendimentos, mais de 47 mil, confirmam o sucesso dessa importante ação. E, em 2024, a prefeitura vai continuar levando o SuperAção para as comunidades”, ressaltou o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.
A secretária municipal de Assistência Social, Leticia Goldner, também reforçou o impacto positivo das ações realizadas nas comunidades. “A importância do SuperAção para a comunidade é ter todos os serviços da prefeitura no mesmo espaço, em um horário alternativo, bem pertinho da casa dos moradores. Onde eles podem vir, se organizar. O SuperAção conta também com alguns parceiros, como a Polícia Civil, que oferece serviço de retirada da primeira via do RG, a EDP, a Cesan. São mais de 20 serviços disponíveis à população. Isso é um trabalho coletivo de todas as secretarias da prefeitura e dos órgãos parceiros”, destacou.
O deputado federal Vitor Linhalis, vereadores e lideranças comunitárias da Região 1 também prestigiaram o evento. Quem também fez uma participação especial foi o papai Noel, que encantou crianças e adultos.
Serviços
Entre os serviços disponíveis estavam a inclusão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), solicitação da primeira via do Registro Geral (RG), vacinação, aferição de pressão arterial, renegociação de dívidas, orientações gerais, triagem para castração animal e orientações sobre educação ambiental e para o trânsito. O evento contou também com diversas atrações culturais, como apresentações da Escola de Samba Mocidade Unida da Glória (MUG) e do MC Doca, que veio direto do Rio de Janeiro.
O SuperAção em Boa Vista contou ainda com diferentes brinquedos, picolé, pipoca e algodão doce para alegrar a criançada. Outro destaque dessa edição foi a participação de integrantes do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), que pousaram de helicóptero no campo de futebol do bairro, onde a edição foi realizada.