Athletico e Flamengo voltam a se encontrar na Copa do Brasil nesta quarta-feira. Os rubro-negros já se enfrentaram duas vezes no torneio nacional, em 2013 e 2019, com decisões envolvendo título e classificação com provocação. O novo encontro, válido pelas oitavas de final, está marcado para as 21h30, na Arena da Baixada – o ge acompanha em Tempo Real.

O Flamengo levou a melhor em 2013 e ficou com o título – o terceiro do clube na Copa do Brasil (antes levantou a taça em 1990 e 2006). Após o empate em 1 a 1 no jogo de ida, em Curitiba, o Flamengo do técnico Jayme de Almeida venceu por 2 a 0, com gols de Elias e Hernane, diante de 68.857 presentes no Maracanã.

O outro encontro foi em setembro do ano passado, pelas pelas quartas de final da Copa do Brasil. Depois de empatarem em 1 a 1 na Arena da Baixada, em um duelo marcado por emoção, polêmicas e gols anulados após consultas ao VAR, as equipes decidiram a vaga no Maracanã. O placar se repetiu, com gols de Gabigol e Rony. Nos pênaltis, o Furacão levou a melhor: Santos brilhou nas cobranças, pegou os chutes de Diego e Everton Ribeiro e garantiu a classificação atleticana, após vitória por 3 a 1 nas penalidades.

Na comemoração, alguns jogadores do Athletico ironizaram o Flamengo na comemoração, fazendo gestos característicos de Gabigol e colocando a mão sobre o nariz em alusão ao “cheirinho” . Na sequência, o Furacão eliminou o Grêmio e bateu o Inter na final.

Times vivem situações opostas na temporada

Athletico e Flamengo vivem situações opostas na temporada. O Flamengo briga pela liderança e é o atual segundo colocado no Campeonato Brasileiro, com 35 pontos, mesma pontuação do Internacional. O Athletico é o 18º, com 16 pontos, na zona de rebaixamento.

Em situação delicada no Brasileirão, o Furacão está há um mês sem vencer – a última vitória foi sobre o Bahia (1 a 0). São oito jogos sem vencer (contando também a Libertadores), com três empates e cinco derrotas. Como mandante, o time não vence há quatro partidas e vem de duas derrotas consecutivas.

Já o Flamengo vive ótima fase e não é derrotado há 11 jogos . A última derrota foi na goleada por 5 a 0 para o Independiente del Valle, pela Libertadores. O “cheirinho”, aliás, parece ter ficado no passado. Fortalecido, a equipe conquistou o Brasileiro e a Libertadores em 2019. Neste ano, iniciou bem a temporada com mais dois troféus, o da Supercopa e da Recopa, além de ser campeão carioca.

Flamengo e Athletico jogaram há 25 dias pelo Campeonato Brasileiro, na 13ª rodada. O Flamengo venceu por 3 a 1, com gols de Pedro, Bruno Henrique e Everton Ribeiro.

A decisão está marcada para a próxima semana, no dia 4 de novembro, uma quarta-feira, às 21h30, no Maracanã.

Outros duelos eliminatórios entre Athletico x Flamengo

  • 1983 – Campeonato Brasileiro (semifinal) – Flamengo 3×0 Athletico | Athletico 2×0 Flamengo
  • 2011 – Copa Sul-Americana (primeira fase) – Flamengo 1×0 Athletico | Athletico 0x1 Flamengo
  • 2013 – Copa do Brasil (final) – Athletico 1×1 Flamengo | Flamengo 2×0 Athletico
  • 2016 – Primeira Liga (semifinal) – Flamengo 0x1 Athletico
  • 2017 – Libertadores (fase de grupos) – Flamengo 2×1 Athletico | Athletico 2×1 Flamengo
  • 2019 – Copa do Brasil (quartas de final) – Athletico 1×1 Flamengo | Flamengo 1×1 Athletico (nos pênaltis 3×1 para o Athletico)
  • 2020 – Supercopa – Flamengo 3×0 Athletico

Fonte: Netfla