Altas temperaturas e chuvas frequentes favorecem o aumento de locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, além das medidas básicas para evitar o acúmulo de água parada, alguns cuidados com a limpeza são fundamentais para combater a proliferação da dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito, como a zika e a chikungunya.

Veja aqui o 8º boletim da dengue.

Veja aqui o 8º boletim de zika.

Veja aqui o 8º boletim chikungunya.

Redobrar os cuidados com ralos, descarte do lixo e a limpeza de calhas e de telhas são fundamentais para evitar o surgimento de novos criadouros. Confira as dicas:

  1. Utilização de ralos:se os da casa não possuem sistema para vedação, instale telas. O mosquito gosta de lugares escuros e úmidos para se proliferar, por isso, os ralos são lugares ideais.
  1. Descarte o lixo corretamente:programe-se para fazer o descarte do lixo nos locais corretos e em horários próximos à coleta de lixo. Isso evita o acúmulo de água nos dias chuvosos.
  1. Limpeza de calhas e telhas:com as chuvas de verão, é comum que telhas e calhas fiquem carregadas de folhas e outras sujeiras. É preciso manter a limpeza desses locais em dia pare evitar obstruções e, consequentemente, o acúmulo de água parada.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br