Turismo seguro nas montanhas

Mais de 30 estabelecimentos turísticos de nove municípios da região de montanhas do Espírito Santo já aderiram ao selo “Turista Consciente & Ambiente Responsável”, desenvolvido pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, entidade sem fins lucrativos e que é a instância de governança da região, responsável pelas ações em prol do turismo local.

RESTAURANTE CASA DA BICA

Hotéis, pousadas, restaurantes, cafeterias, lojas e sítios de agroturismo são alguns dos locais que passaram a adotar o selo como forma de demonstrar aos clientes que o estabelecimento tem cumprindo todas as medidas necessárias para evitar a propagação do coronavírus, causador da Covid-19.

O selo foi criado com o objetivo de organizar e integrar a retomada do fluxo turístico dos municípios da região de montanhas do Espírito Santo, bem como assegurar que os estabelecimentos estão adotando protocolos sanitários internacionais de combate à pandemia.

O selo pode ser solicitado gratuitamente e o empreendimento não precisa ser associado ao Convention, mas deve estar localizado em um dos seguintes municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

O tradicional restaurante Casa da Bica, que fica às margens do 69,5 da BR-262, em Marechal Floriano, já exibe o selo logo na entrada do local, ao lado de recipientes com álcool em gel. O gestor da Casa da Bica, Paulo da Silva Gilles, elogiou a criação do selo e das exigências para a obtenção do mesmo.

“O selo tem um papel fundamental, no sentido de gerar a confiança necessária que o setor precisa para a retomada do turismo. Por se tratarem de protocolos simples e eficazes, e com referências internacionais, os turistas se sentirão acolhidos e seguros em nossos empreendimentos, promovendo o destaque da região das montanhas capixabas”, enfatizou.

O restaurante também adotou o selo “Turismo Responsável”, do Ministério do Turismo, e conta com uma consultoria da nutricionista Juliana Prando Reis para promover a segurança alimentar e manter as boas práticas em funcionamento. “O objetivo é dar foco total na segurança de nossos clientes e colaboradores”, completou Gilles.

COMO PARTICIPAR – Para a elaboração das regras, foram analisados protocolos nacionais e internacionais. A ideia da criação do selo surgiu de uma experiência bem sucedida em Portugal, e foi adaptada à realidade da região de montanhas, inclusive com a inclusão do segmento de agroturismo.

A adesão ao selo será voluntária e gratuita, cabendo ao estabelecimento atender a todos os protocolos previstos no documento. Para a elaboração das regras finais, foi realizado um debate com representantes das secretarias de turismo dos municípios contemplados, do Sebrae, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES) e de empresários do setor. Antes da aprovação final das regras, o documento foi disponibilizado, por meio de grupos de WhatsApp e por e-mail, para que toda a sociedade civil organizada tivesse a oportunidade de sugerir e comentar as medidas.


Assessoria de Imprensa Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau
Julio Huber  
(27) 99988-7860