Na última terça-feira (11), alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da UMEF Alger Ribeiro Bossois tiveram uma aula especial. Quinze estudantes do primeiro período participaram do II Ciclo de Conferências da Academia de Letras de Vila Velha (ALVV), intitulado “A cadeira e eu: nossa história”, evento que amplia o contato do público com os escritores e contribui para despertar o interesse pela literatura, promovendo o conhecimento e a difusão da trajetória e produção literária canela-verde.

Na oportunidade, eles assistiram a um bate-papo com os acadêmicos Andra Valladares (cadeira nº 29) e Horácio Xavier (cadeira nº 24) que, sob mediação do vice-presidente da ALVV, Ítalo Samuel Wyatt, apresentaram um pouco de seus processos criativos, história e obras. Os alunos puderam ainda prestigiar os trabalhos musicais do violonista Jô Caldeira, em parceria com Andra Valladares, além de conhecerem também a vida e obra dos respectivos patronos, Francisco Antunes de Siqueira e Hermógenes Lima Fonseca.

Para Fabíola Sampaio, professora de Literatura e responsável pela organização da visita à ALVV, foi um momento ímpar para os alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal, de conhecerem a Academia e estarem frente a frente com os escritores: “Sem dúvida, a iniciativa desenvolveu nos estudantes maior interesse pela leitura, maior compreensão acerca da poesia e demais gêneros que compõem o repertório literário capixaba”, destacou. 

Quem marcou presença no encontro aprovou a ideia e saiu motivado. Foi o caso do aluno Josafá Honorato de Oliveira: “Eu achei muito bom. Não sabia que existia uma academia de escritores na cidade. Aprendi muito com os autores e gostei de ouvir os poemas musicados”, contou. O estudante da EJA Josenilton Assis de Almeida também ficou empolgado: “Foi um aprendizado, não sabia que havia coisa parecida. Gostei muito e com certeza ações tão interessantes como esta precisam ser divulgadas junto às escolas”, disse.

O planejamento da coordenação de bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação, que apoiou a iniciativa, é levar todas as turmas da EJA para conhecer e participar de eventos da Academia de Letras de Vila Velha.

Fonte: Secretaria de Educação