A Defesa Civil do estado confirmou dois abalos sísmicos que puderam ser sentidos no interior de São Paulo, na região de Miracatu, por volta das 8h22 da manhã.
Moradores de diversas regiões do estado de São Paulo sentiram tremores de terra com diferentes intensidades no início da manhã desta sexta-feira (16). Até o momento, não há registros de danos causados pelo terremoto e nem de vitimas ou feridos, mas em alguns locais a intensidade do fenômeno chegou a magnitude 4,9.
A Defesa Civil do estado confirmou dois abalos sísmicos que puderam ser sentidos no interior de São Paulo, na região de Miracatu, por volta das 8h22 da manhã. A intensidade do tremor nestes locais ficou entre 4,7 e 4,9. Os municípios de Itanhaém, Peruíbe e Registro também foram atingidos, de acordo com relatos de moradores feitos nas redes sociais.
Mais cedo, às 8h11 da manhã, o Instituto de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou tremores de terra de magnitude de 3,9 na região de Itariri. Já o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS/UnB) divulgou que registrou no município de Pedro de Toledo abalos de magnitude 4.
Google avisou sobre terremotos em São Paulo
O serviço de alertas de terremotos do Google avisou milhares de moradores das regiões da Baixada Santista, no litoral do estado, e em cidades do Vale do Ribeira, no interior, alguns segundos antes do terremoto ocorrer. O epicentro, de acordo com o serviço, teria ocorrido a 21km de Miracatu. Apesar dos relatos nas redes sociais, não foram divulgados vitimas e nem danos até a metade da manhã desta sexta-feira.
Confira abaixo alguns relatos de moradores dos locais atingidos:
- “Sou de MIRACATU. Aqui foi bem forte e ouvimos uma grande explosão. Pensei ser a pedreira que fica próximo da onde trabalho( em uma escola). No caso pensei que teria sido acúmulo de dinamite e explodiu de vez de tão forte. Mas logo descobrimos que tinha sido terremoto”
- “Acordei desesperada com tudo tremendo kkkkkk, bacana nem precisei sair do Brasil pra sentir um terremoto”
- “Terremoto logo cedo no interior de São Paulo com epicentro em Miracatu. E ciclone no sul, a sexta feira começou agitada”
- “Simplesmente esse país cansou de ser geograficamente perfeito e meteu um ciclone, terremoto e alerta de tsunami em um dia só”
Terremoto e ciclone atingem o estado de São Paulo
Além do susto causado pelo terremoto, os moradores do estado de São Paulo, especialmente do litoral e da capital, já estão em alerta por conta da chegada de um ciclone extratropical que deve levar a grande São Paulo um acumulado de chuvas de até 90 milímetros. Já no litoral, o acumulo deve ser mais grave, e ficar entre 120 e 170 milímetros.
Fonte: Jornal da Cidade