Na corrida por uma vacina segura e eficaz contra a COVID-19, pesquisadores na China apostam que terão acesso a um imunizante ainda em novembro ou dezembro deste ano. Afinal, o país foi o primeiro a inciar testes de uma fórmula para imunizar humanos contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), em abril. Agora, com os bons resultados dos estudos clínicos e a produção já em andamento, a previsão pode se oficializar, já que há tês vacinas na terceira e última fase de testes.  

É esta a opinião de um dos cientistas do Chinese Centre for Disease Control and Prevention, Wu Guizhen. Inclusive, o próprio pesquisador integrou um grupo experimental para os testes de uma das vacinas chinesas. “Tenho me sentido bem nos últimos meses, nada de anormal, o processo de inoculação não causou dor localizada”, afirmou o cientista na segunda-feira (14), durante um programa televisivo chinês.

Quem, em parte, colabora com essa perspectiva otimista de uma potencial vacina chinesa é a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso porque, segundo o último relatório divulgado pela entidade, 180 vacinas estão em processo de desenvolvimento, sendo que 35 já estão em fases de testes com humanos.

Desse total, nove estão na terceira fase de testes, incluindo três imunizantes desenvolvidos por empresas e farmacêuticas chinesas. As potenciais vacinas são desenvolvidas pelas seguintes organizações: Sinovac Biotech; Sinopharm; e CanSino.  

Diante desse cenário, o Guizhen se declara “otimista” quanto à eficácia e à segurança das candidatas do país. “Nós esperamos que elas sejam eficazes de um a três anos, mas os resultados serão observados por mais tempo”, explica, sobre a expectativa de tempo de imunização contra a COVID-19 promovida pelas candidatas.

De acordo com o presidente chinês Xi Jinping, todas as vacinas que estão sendo desenvolvidas na China contra o novo coronavírus serão de benefício global e estão disponíveis para todas as nações. Inclusive, o Brasil tem um acordo de transferência de tecnologia para a produção nacional com uma das candidatas.

Vacinas da China contra a COVID-19

Sinovac Biotech

ntre as candidatas chineses contra a COVID-19, está a vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinoavc Biotech e é conhecida pelo nome Coronac. No Brasil, nove mil voluntários participam da pesquisa de fase 3, divididos entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, além de Brasília, com coordenação do Instituto Butantan. Inclusive, caso aprovada, o Brasil terá condições de produzir o imunizante nacionalmente.

Fonte: Exame