O grupo não vai precisar agendar para tomar as doses

A vacinação dos professores de 50 a 59 anos contra a Covid-19 começa na próxima semana no Estado. São 7.600 profissionais que serão imunizados com as doses da reserva técnica.

Em evento na manhã desta quinta-feira (15), professores representando as redes estadual, municipal, particular, federal e superior receberam a primeira dose da vacina.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, um comitê formado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), pelo Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe-ES), pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime-ES) e pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) vai elaborar uma lista com os professores desta faixa etária e encaminhar para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Depois, a Sesa vai enviar a lista para os municípios com a data, hora e local onde os professores serão imunizados. O grupo não vai precisar agendar.

A vez de cada grupo a ser vacinado seguirá em ordem decrescente, até alcançar profissionais da faixa etária dos 20 anos.

Após a imunização dos professores da educação básica, será a vez do ensino superior. Depois, os demais profissionais da área da educação. 

“É uma mistura de sentimentos. Emoção e gratidão por estar aqui representando os professores do Estado e tristeza pelos colegas e por todas as pessoas que perdemos no País. Mas com esperança em dias melhores, para que a vacina chegue em todos os segmentos da sociedade”, disse.

Os professores Sandra Aparecida de Lima (da rede municipal de Viana), Alessandra Zardo Altoé (da rede particular de Vitória), Guilherme Augusto de Moraes (do Ifes de Vitória), Rosângela Maria de Nazaré (do ensino superior particular) e Sônia Lopes Victor, (da Ufes) também receberam a primeira dose do imunizante nesta quinta.

De acordo com o governador Renato Casagrande, mais doses devem chegar nesta sexta (16).