Cidade do interior recebeu estudo vacinação em massa, como Serrana; internações têm queda de 53,6% entre junho e julho
A cidade de Botucatu (SP), que vacinou sua população em massa com a primeira dose da vacina AstraZeneca em 16 de maio, registrou quedas de 81% dos casos de covid-19 em três semanas e de 53,6% nas internações de casos positivos pela doença no último mês.
Na semana dos dias 27 de junho a 3 de julho, o município do interior paulista teve um total de 189 casos do novo coronavírus, resultado numa média de 27 registros diários. Entre os dias 6 e 12 de junho haviam sido 988 casos, ou seja, uma média de 141 registros por dia. Os dados são da prefeitura de Botucatu.
O registro de queda de 53,1% nas internações corresponde ao período de um mês entre o início dos meses de junho e julho. Em 4 de junho, a cidade tinha 97 pacientes internados por covid-19, o número mais alto desde a vacinação em massa. Neste domingo (4), eram 45 internados.
Vacinação em massa
O estudo de vacinação da em massa da Fiocruz aplicou o imunizante em 66 mil pessoas em Botucatu no dia 16 de maio.
Após o chamado ‘Dia D’, a cidade já chegou a quase 122 mil pessoas imunizadas ao menos com a primeira dose, o que corresponde a 82% da população da cidade. Destas, pouco mais de 25 mil já receberam a segunda dose.
A aplicação da segunda dose para os 66 mil vacinados do Dia D está prevista para agosto.
Fonte: R7