Os jogos serão sem a presença das torcidas e com diversos cuidados necessários para prevenir a propagação da Covid-19

Com três meses de atraso por causa da pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Brasileiro de 2020 teve seu início neste sábado (8). Os jogos serão sem a presença das torcidas e com diversos cuidados necessários para prevenir a propagação da Covid-19.

Das 10 partidas programadas para a primeira rodada, apenas sete irão ocorrer neste fim de semana. As finais dos Campeonatos Paulista e Baiano, entre Palmeiras x Corinthians e Bahia x Atlético (BA), respectivamente, serão ambas neste sábado, às 16h30. Por isso, os duelos entre Botafogo x Bahia, Palmeiras x Vasco e Corinthians x Atlético-GO foram adiados.

Favoritos

O Flamengo, atual campeão da competição, é o unânime favorito ao título. No time principal, a única peça que deixou o clube foi o espanhol Pablo Marí, hoje zagueiro do Arsenal. Mas a equipe se reforçou com dois nomes para suprir a ausência dele: Gustavo Henrique (ex-Santos) e Léo Pereira (ex-Athletico-PR).

Além deles, o plantel ainda teve contratações em outros setores, com Thiago Maia, Pedro Rocha, Pedro e Michael. Jorge Jesus deixou o comando do rubro-negro, mas o espanhol Domènec Torrent promete manter o espírito ofensivo e vitorioso do Flamengo de 2019.

Com o objetivo de impedir o bicampeonato do clube carioca, correm por fora o Palmeiras e o Atlético-MG, principalmente, além do Grêmio, mais um ano brigando pelas posições mais altas da tabela. O Verdão tem Vanderlei Luxemburgo à frente e, apesar de ter perdido um dos seus principais jogadores, Dudu — vendido para o Al-Duhail —, continua tendo um dos melhores elencos do Brasil e está investindo em atletas da base, que prometem dar conta do recado.

Enquanto isso, o Galo vai par a briga com o treinador argentino Jorge Sampaoli. Além disso, investiu em reforços que prometem fazer a diferença na campanha, como Guilherme Arana (ex-Corinthians), Júnior Alonso (ex-Boca Juniors), Mariano (ex-Galatasaray), Gabriel (ex-Botafogo), o equatoriano Alan Franco (ex-Independiente del Valle), o goleiro Rafael (ex-Cruzeiro), Marrony (ex-Vasco) e Keno (ex-Palmeiras).

Assim como o Palmeiras, o Grêmio de Renato Gaúcho também perdeu uma peça importante no elenco, Everton Cebolinha — acordado com o Benfica —, mas foi reforçado com a chegada de Diego Souza, os ex-jogadores do Cruzeiro Thiago Neves, Lucas Silva e Orejuela, e os atletas vindos do Santos, Victor Ferraz e o goleiro Vanderlei, que já é titular da equipe. Como tem feito nos últimos anos, o tricolor deve integrar o G4 durante boa parte da competição, brigando pelo lugar mais alto.

Azarentos

Como é de se esperar, as equipes que subiram da Série B no ano anterior normalmente têm dificuldades para se manter na elite do futebol. Por isso, Sport, Atlético-GO, Coritiba e Red Bull Bragantino são os candidatos ao rebaixamento em 2020.

Mas, observando a campanha feita no Paulistão, o Bragantino pode surpreender e dar lugar a algum time grande no Z4. Outros que poderiam ser candidatos à parte debaixo da tabela, como Bahia, Fortaleza e Ceará devem se manter no meio dela ou até alçar voos mais altos, como vagas na Copa Sul-Americana e Libertadores de 2021.

Fonte: Metrópoles