O Vasco derrotou o Caracas por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), pela partida de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana. Tiago Reis fez o único gol do jogo.

Com este resultado o Vasco depende de um simples empate na partida de volta, na Venezuela, para garantir a classificação. Também serve aos brasileiros derrota por um gol de diferença. Mas a partir de 2 a 1, uma vez que os tentos anotados como visitante valem como critério de desempate. Aos venezuelanos resta devolver o 1 a 0 e forçar a disputa de pênaltis ou ganhar por dois ou mais gols de vantagem.

O JOGO

O Vasco começou o jogo pressionando, mas com a velha dificuldade de ser criativo. Um problema ampliado pelas ausências de Benitez e de Cano. O Caracas, por sua vez, estava bem postado no campo de defensivo, tornando a tarefa dos brasileiros ainda mais complicado.

A dificuldade fez com que o Vasco criasse a primeira oportunidade de gol aos 18 minutos. Talles Magno acionoi Leonardo Gil que cruzou, Ribamar, de cabeça, cabeceou por cima, desperdiçando grande oportunidade. Quatro minutos depois foi a vez de Cayo Tenório cruzar e Talles Magno cabecear para a defesa de Velásquez.

Com problemas para penetrar na defesa rival, o Vasco insistia nas jogadas aéreas, facilmente neutralizadas pelo adversário. Além disso tentava os chutes de fora da área. Mas aí a marcação era o problema e dificultava a finalização.

No último lance de perigo do primeiro tempo, aos 41 minutos, Vinícius cruzou e Carlinhos escorou de cabeça, assustando o goleiro do time venezuelano.

O Vasco voltou ainda mais ofensivo para o segundo tempo, com um pouco mais de movimentação. Aos nove minutos, após boa jogada de Talles Magno, a bola sobrou para Andrey chutar para fora. Mas a a maior oportunidade viria aos 12 minutos. Henrique penetrou na área e foi derrubado por Casiani. O árbitro peruano Michael Espinoza marcou corretamente a penalidade. Mas Carlinhos cobrou muito mal, praticamente recuando a bola e facilitando a defesa de Velásquez.

O Vasco sentiu o golpe e desanimou. Assim o Caracas adiantou a marcação e deu o primeiro chute a gol aos 26 minutos, em uma cobrança de falta de Hernández, defendida por Fernando Miguel. A situação vascaína piorou aos 39 minutos quando Ygor Catatau, que tinha entrado um pouco antes, foi expulso por sequência de faltas.

Quando tudo indicava que o Vasco se complicaria o time abriu o marcador aos 43 minutos. Andrey acionou Guilherme Paredes, que cruzou rasteiro. Tiago Reis, que tinha acabado de entrar, chutou para estufar a rede.

Nos acréscimos Talles Magno recebeu na área após belo passe de Tiago Reis, mas chutou para fora. Era a última chance do jogo.

O duelo de volta entre as duas equipes acontecerá no dia 4 de novembro, a quarta-feira da próxima semana, na Venezuela. Antes disso, no domingo, às 20h30(de Brasília), o Cruzmaltino visita o Goiás no Estádio da Serrinha, em Goiânia (GO), pelo Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

VASCO-BRA 1 X 0 CARACAS-VEN

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de outubro de 2020 (Quarta-feira)
Hora: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Michael Espinoza (Peru)
Assistentes: Coty Carrera (Peru) e Raul Lopes Cruz (Peru)

Cartões amarelos: Cayo Tenório e Ygor Catatau (Vasco) e Guarirapa e Febres (Caracas)
Cartões vermelhos: Ygor Catatau (Vasco)

Gols:
VASCO: Tiago Reis aos 43 minutos do 2º Tempo

VASCO: Fernando Miguel, Cayo Tenório, Miranda, Leandro Castán e Henrique; Andrey, Leonardo Gil (Marcos Júnior) e Carlinhos (Guilherme Paredes); Vinícius (Ygor Catatau), Talles Magno e Ribamar (Tiago Reis)
Técnico: Ricardo Sá Pinto

CARACAS: Velásquez, Casiani, Villanueva, Osio e Notaroberto; Castillo, Junior Moreno (Andreutti), Luis González (Guarirapa), Robert Hernández (Bonsu Osei) e Celis (Edgar Silva); Blanco (Febres)
Técnico: Noel Sanvicente

Fonte: Net vasco