Cerca de 600 mil doses são esperadas para o começo da imunização do grupo com comorbidades

O grupo de pessoas com comorbidades começará a ser vacinado contra a Covid-19 em maio, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (30).

Serão imunizadas na primeira fase pessoas com Síndrome de Down, deficiência intelectual, fibrose cística e obesidade mórbida, quem está em tratamento renal e ainda grávidas e puérperas de 18 a 59 anos.

Deficientes físicos de 50 a 59 anos cadastrados em benefício também receberão a vacina na primeira etapa.

A expectativa do Estado é alcançar praticamente todo o grupo, formado por aproximadamente 500 mil pessoas, ainda no mês de maio. Cerca de 600 mil doses são esperadas para o começo da imunização.

Uma resolução será publicada ainda nesta sexta para detalhar a vacinação de pessoas com comorbidade. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, adiantou como será feita a comprovação do direito à vacina.

“Será preciso um laudo que ateste essa doença. No caso de doenças cardiovasculares, por exemplo, é necessário um detalhamento, como o nível de pressão alta”, destacou.

A orientação é que a pessoa procure a unidade de saúde onde ela faz o acompanhamento da comorbidade, pois assim a equipe poderá atestar que o tratamento é feito ali.

Novas doses

Nos próximos 15 dias novas doses da Coronavac devem chegar para a aplicação de segunda dose em quem está com a imunização atrasada.

Ainda em entrevista coletiva, o secretário destacou que “o Espírito Santo recebe aproximadamente 2% do quantitativo de vacinas do Ministério da Saúde”.

 

Fonte: Tribuna online