Na noite da última quarta-feira (04/08), a Comissão de Serviços, Obras Públicas e Fiscalização da Câmara de Guarapari promoveu uma “Reunião Pública” para debater o trabalho e a vida do homem no campo. O evento, que contou com a presença de toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Guarapari (SEMAG), além de produtores rurais. 

A comissão – formada pelos vereadores Denizart Zazá (presidente), Oldair Rossi (relator) e Léo Dantas (membro) – atendeu ao pedido das comunidades rurais e realizou um debate muito positivo sobre as dificuldades e problemas enfrentados pelos produtores.

Estiveram presentes, o titular da SEMAG, secretário Breno Lopes, o subsecretário Davi Arpini e toda a sua equipe técnica. Na abertura do evento, a equipe da SEMAG expôs o planejamento da pasta e os avanços obtidos em prol das atividades agropecuárias do município. Após os relatos feitos pelos vereadores, servidores da Secretaria de Agricultura fizeram uma apresentação de todas as atividades realizadas pelo órgão, em prol do homem do campo. E nesta apresentação, foram citados vários projetos em andamento nos setores de piscicultura, agricultura e pecuária, além de treinamentos, workshops e outros.

O presidente da comissão, vereador Zazá, foi enfático ao listar os obstáculos que desafiam a vida do homem do campo e, de forma indignada com o descaso que se arrasta por anos, em relação ao interior de Guarapari, fez um relato que reflete exatamente o sentimento dos produtores do município, que vivem às margens dos avanços que a cidade precisa alcançar para levar mais dignidade aos agricultores, pecuaristas, e suas famílias. Em seu segundo mandato, o vereador Zazá ressaltou que luta para resolver os problemas do homem do campo é antiga e defendeu a importância de a SEMAG agir de forma mais enérgica quanto às ações, ou falta delas, referentes ao Parque Paulo Cesar Vinhas e, principalmente, às falhas da EDP Escelsa no fornecimento regular de eletricidade na zona rural.

Já o relator da comissão, vereador Oldair Rossi, foi ainda mais incisivo e falou sobre a falta suporte da municipalidade (e também de alguns órgãos estaduais, como o INCAPER), na assistência técnica ao trabalho da SEMAG e aos projetos realizados pelas comunidades do interior do município, que não vêm recebendo a ajuda de que precisam para prosperar.

Em seguida, o vereador Léo Dantas, membro da comissão, demonstrou todo o seu apoio às causas do homem do campo e colocou seu gabinete de portas abertas para atuar em conjunto com os produtores agropecuários e com os demais colegas vereadores, na busca de mais atenção e ações do Poder Executivo, no que tange aos problemas que foram apresentados nesta reunião pública.

Após as falas dos vereadores e dos representantes da SEMAG, foram exibidos alguns vídeos no plenário Ewerson de Abreu Sodré, que foram enviados pela população. Os vídeos mostraram diversas reclamações sobre a situação precária das estradas que dão acesso às comunidades do interior e sobre a falta de energia elétrica que periodicamente causa prejuízos aos empreendedores e produtores da região rural de Guarapari.

Por fim, ficou acertada a realização de uma outra Audiência Pública, desta vez no interior do município, para possibilitar a participação de um número maior de produtores rurais, já que a maioria vive na zona rural e se depara com muitas dificuldades em seus deslocamentos para a cidade. Ficou combinado, ainda, que nesta próxima audiência, a Câmara de Guarapari convocará representantes de empresas do agronegócio e de técnicos de órgãos estaduais, para que prestem orientações e assessoramento técnico aos produtores do município.

Fonte: CMG