Duas quebras de recorde em uma mesma prova. O paratleta Luiz Paulo Machado da Silva Guerra estabeleceu nova marca na prova de lançamento de disco, na classe F-44, e agora é o novo recordista brasileiro da prova com a marca de 20,99 metros. O feito anterior era de um paratleta de São Paulo, que havia alcançado 18.05, no ano passado. O recorde canela-verde foi conquistado durante a participação dos paratletas de Vila Velha, integrantes do Projeto Paralímpico, da Prefeitura de Vila Velha, na etapa regional sul-sudeste dos Jogos Escolares, que aconteceu em São Paulo na última semana. Além disso, 32 medalhas foram conquistadas pela equipe, sendo 17 de ouro, nove de prata e seis de bronze. O resultado carimbou ainda o passaporte de 14 estudantes para as Paralimpíadas Escolares Brasileiras, que serão disputadas também em São Paulo no mês de novembro. 

Com a história de força e superação de cada integrante do projeto, o número de medalhas e vitórias realmente impressiona, mas não surpreende. É o que garante Martha dos Anjos, mãe do aluno Kauan Lima da Cruz, 13 anos, que conquistou três medalhas de ouro, nas modalidades corrida (60 metros), lançamento de pelota e arremesso de peso. “Tenho muito orgulho e não esperava um resultado diferente, porque vejo toda a sua dedicação aos treinos. Sabia que ele ia dar o seu melhor. Estou muito feliz pelas suas conquistas”, afirmou. 

Kauan sempre contou com o apoio e incentivo da mãe para superar as suas limitações. Ele, que nasceu com uma má-formação nos pés e nas mãos, contrariou a todos que pensavam que ele não chegaria a andar: “Busquei ajuda para sua primeira prótese ainda novinho e sempre insisti que ele só não ia conseguir as coisas se não quisesse. Hoje ele é esse campeão que luta e está sempre em busca de um futuro melhor”, disse a mãe.

Thayna de Castro Zanolli, 11, também levou o lugar mais alto do pódio em três modalidades – corrida (60 metros), pelota e peso. Segundo a mãe da paratleta, a dona de casa Jeane Bispo de Castro, a filha viajou determinada: “Ela me falou: ‘mãe, eu vou voltar campeã’. E foi exatamente o que ela fez. Ela é uma grande atleta, focada, tem postura e, como mãe, me encoraja muito”, relatou.

Com um ano e quatro meses de vida, Thayna ficou paraplégica em virtude de um trauma causado por arma de fogo, tendo sido atingida na coluna. “Falar da Thayna é uma emoção. Ela é uma valente desde quando era uma bebê. Está sempre com um sorriso no rosto, disposta a oferecer um abraço como cura. É lindo ver como o esporte transforma a vida das pessoas, assim como faz na vida dela”, contou a mãe, emocionada. 

Sobre o Projeto Paralímpico

Histórias de vida e superação como a do Kauan e da Thayna fazem parte do Projeto Paralímpico, que é desenvolvido pela rede municipal de ensino de Vila Velha com o objetivo de estimular a prática esportiva de alto rendimento, elevar a autoestima e aumentar a socialização de alunos com deficiência. Os treinos acontecem às terças e quintas-feiras, das 17 às 21h, e às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 10h30, na UMEF Professor Rubens José Vervloet Gomes (Vila Olímpica).

Para o coordenador da iniciativa, Marcelo Coutinho, o trabalho é fundamental para o resgate da autoestima e da autonomia desses estudantes. “Fazemos um treinamento focado na performance e, por meio do esporte, mostramos a ele o quanto são capazes de superar cada dia mais as suas limitações. Eles são campeões no esporte e na vida. Temos muitos casos de alunos que chegaram com depressão e que se redescobriram no projeto”, salientou. 

Resultado dos Jogos Escolares da Regional Sul-Sudeste (São Paulo)

SUB14 – MASCULINO – 11 A 13 ANOS
Kauan Lima da Cruz – 60 metros (1º lugar), pelota (1º lugar) e peso (1º lugar)
Davi Luiz Vieira Porto – 60 metros (2º lugar), pelota (1º lugar) e peso (2º lugar)

SUB14 – FEMININO – 11 A 13 ANOS
Ana Clara Rodrigues de Souza – 60 metros (3º lugar), pelota (1º lugar) e peso (2º lugar)
Luara Vitoria Gomes Souza – 60 metros (3º lugar), pelota (1º lugar) e peso (1º lugar)
Thayna de Castro Zanolli – 60 metros (1º lugar), pelota (1º lugar) e peso (1º lugar)

SUB16 – MASCULINO – 14 E 15 ANOS
João Lucas Silva – peso (2º lugar), dardo (1º lugar) e disco (1º lugar)
Luiz Paulo Machado da Silva Guerra – dardo (2º lugar), disco (1º lugar com recorde brasileiro) e salto (1º lugar)

SUB16 – FEMININO – 14 E 15 ANOS
Maria Fernanda Queiroz e Souza Fagundes Ferreira – salto em distância (1º lugar), dardo (2º lugar) e disco (1º lugar)

SUB18 – MASCULINO – 16 E 17 ANOS
Samuel Caetano Gonçalves – 1500 metros (1º lugar)
Wendel Sabino Xavier – salto (3º lugar)
Lucas Morais Rodrigues – 1500 metros (3º lugar)
David Henrik Morais Vieira – dardo (2º lugar), peso (3º lugar) e disco (2º lugar)

NATAÇÃO
Jon Sérgio Severo – 100 metros/costas (3º lugar) e 100 metros livre (2º lugar)

HALTEROFILISMO
Gustavo Soares (classificado)

Fonte:  Secretaria de Educação