Já não é mais novidade que Vila Velha está despontando quando o assunto é turismo. A cidade montou uma vitrine dos seus principais pontos turísticos para apresentar na Feira dos Municípios, que aconteceu no Pavilhão de Carapina, em Serra, durante os três dias de evento, que terminou neste domingo (3).
 
Ao todo 50 mil pessoas visitaram o estande canela-verde e descobriram Vila Velha por diversos aspectos. Provando que a dobradinha entre turismo e tecnologia é definitiva, Vila Velha apresentou em tela touch screen o Portal do Turismo, site que atualiza os pontos de visitação da cidade em tempo real, iniciativa já premiada no Foro de Cidades Digitais e Inteligentes, em 2023.
 
A acessibilidade, não menos importante na experiência do turismo inclusivo, esteve presente através das peças do Programa Sentir Vila Velha.
 
Neste projeto o Farol Santa Luzia, Igreja do Rosário e o maior símbolo da cidade, o Convento da Penha, foram replicados em miniaturas 3D para que pessoas com deficiência visual pudessem descobrir os encantos dos nossos cartões postais com as próprias mãos.
 
Os artistas de Vila Velha foram representados pelas oficinas culturais de bilro e macrame, apresentações de bandas de congo – Beatos de São Benedito, Madalenas do Jucu e Mestre Honório – e roda de samba com a bateria da MUG.
 
Por conta desses atrativos, Vila Velha recebeu prêmio de melhor estande da Região Metropolitana, título muito comemorado pela equipe que trabalhou durante o período para mostrar as inovações da cidade.
 
“Estamos empenhados em potencializar a vocação da cidade. Vila Velha, que naturalmente favorece o turismo, é berço de tradições culturais que trabalhamos para valorizar e preservar”, comemora o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.

Fonte:  Secretaria de Cultura e Turismo