Vila Velha conquistou o 1º lugar na Grande Vitória – e a 20ª posição entre todos os 5.570 municípios do Brasil – no Ranking Nacional dos Municípios com Servidores mais Qualificados. Além de Vila Velha, só mais um município capixaba (Cachoeiro de Itapemirim) conseguiu entrar para esta seleta lista, que inclui os 40 municípios do país com maiores notas na classificação geral deste ranking. São cidades localizadas nos estados do Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Paraná, São Paulo, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio Grande do Sul.
 
Este estudo, que avalia a qualificação dos servidores municipais, foi realizado e divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), órgão dedicado à promoção da eficiência na gestão pública, que atua com a missão de fomentar o desenvolvimento de servidores e lideranças, bem como aprimorar as boas práticas da administração pública, em níveis municipal, estadual e federal.
 
De acordo com o CLP, o indicador analisado para a formação deste ranking se baseou na proporção de servidores públicos municipais graduados no ensino superior, em relação ao número total de servidores. A análise dos dados comprovou que Vila Velha tem uma proporção significativamente alta de servidores formados em faculdade. E essa métrica, que permitiu uma avaliação abrangente da qualificação dos servidores vilavelhenses, também revelou o compromisso da atual gestão em aprimorar a excelência na qualidade da força de trabalho municipal.
 
“Esta excelente classificação é um reconhecimento do esforço que estamos fazendo para promover um permanente processo de capacitação dos nossos servidores, para que possam prestar um atendimento cada vez melhor, mais humanizado e mais eficaz à população canela-verde, em todas as áreas da administração pública. Este avanço resulta justamente da importância que damos ao quesito ‘qualificação’, que torna os serviços públicos municipais mais eficazes e mais eficientes. Estou muito feliz com esta conquista”, avalia o prefeito Arnaldinho Borgo.
 
O estudo realizado pelo CLP destaca o desempenho da cidade em relação à qualificação de seus servidores. O município investe em qualidade; promove processos seletivos que priorizam candidatos com formação de nível superior; oferece oportunidades de formação e de desenvolvimento profissional aos funcionários; e executa programas de desenvolvimento profissional que estimulam os servidores a progredirem em suas carreiras. Esta estratégia tem mantido o funcionalismo municipal de Vila Velha sempre atualizado e preparado para atuar com excelência em suas respectivas áreas.

Fonte:  Secretaria de Desenvolvimento Econômico