Vila Velha é a primeira cidade do Espírito Santo a integrar banco de informações e sistemas com o gov.br, base nacional de informações e serviços. A primeira pasta a passar pela integração é a Saúde. Com isso, agendamentos de todos os serviços poderão ser feitas com uma base única de dados.
Trocando por miúdos, é uma simplificação única de sistemas. Um único login e senha para que todos os serviços sejam oferecidos.
Com a integração, segundo o secretário de Tecnologia e Inovação de Vila Velha, Marcelo Machado, o cidadão ficará mais protegido, não terá mais que guardar várias senhas e assim, contando com mais segurança digital.
“A integração dos sistemas mostra o quanto Vila Velha está cada vez mais preocupada também com a segurança da informação, mas fazendo com que os serviços sejam integrados e de qualidade. Quem ganha com essa iniciativa é a população que, com senha única, estará cada vez mais protegido e de posse de diversos serviços públicos, como marcação de consultas, vacinas, prestação de contas, emissão de nota fiscal e requisição de alvarás, por exemplo”, explicou o secretário.
A partir de agora Vila Velha começa a migrar outros sistemas próprios para dentro do gov.br do Governo Federal. A migração acontecerá de forma que não interrompa a prestação de serviços e será percebida pelo usuário ao notar com o botão “entrar com o gov.br” abaixo do acessar, em cada página da Prefeitura e do novo aplicativo Vila Velha On, que está passando por atualização.