Se depender de pontos de vacinação, informação e incentivo, Vila Velha atinge a meta do Governo Federal de imunizar 90% da população contra a gripe. Além dos já tradicionais pontos nos Shoppings Boulevard e Praia da Costa, neste sábado (3) a cidade oferece mais um local de imunização por livre demanda: o estacionamento da UVV, no Campus de Boa Vista.
Cátia Lisboa, secretária de Saúde de Vila Velha, explica que, desde o início da campanha, foram adotadas estratégias para facilitar o acesso da população à imunização: “Até supermercado, onde a circulação de pessoas é grande, serviu como ponto de vacinação”, diz. As estratégias adotadas na cidade buscam atingir aquele público que alega não ter tempo ou dificuldade na logística. “Estamos promovendo o encontro do público com a vacina. Seja oferecendo ações no sábado, que contemple toda a família, seja indo até o trabalhador em seus departamentos, ou realizando a imunização em instituições de ensino, em presídios e hospitais”, reforça Cátia Lisboa.
Campanha
Além dessas ações itinerantes, a Secretaria de Saúde de Vila Velha orientou, nessa fase final de campanha contra a gripe, aos gerentes das 20 salas de vacinação, que atendam também aos usuários sem horário marcado, desde que seja no intervalo da vacinação daqueles que agendaram previamente. A Unidade de São Torquato, por exemplo, abre a sala de vacinação às 7h30 e funciona até às 19h, atendendo aos agendamentos e nos intervalos, absorvendo a demanda espontânea. No site da prefeitura, mais de 8 mil vagas estão liberadas nesta sexta-feira para marcação.
O Espírito Santo é um dos cinco estados brasileiros que estendeu a campanha de imunização contra a gripe, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal. Atualmente, mais de 70 mil pessoas, cerca de 40% do público alvo em Vila Velha, estão imunizadas contra o vírus Influenza, número abaixo da cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde.
Outras vacinas
Nas opções com e sem agendamento, também é possível se proteger com outros imunizantes que constam no calendário vacinal vigente. Contra a Covid-19, por exemplo, serão ofertadas as D1 e D2, voltadas para pessoas acima de 6 meses, a D3 para a pessoas acima de 3 anos e a D4 para aqueles acima de 18 anos que tomaram a D3 há, pelo menos, quatro meses e pessoas acima de 60 anos que tomaram a D3 há, pelo menos, três meses.
A Bivalente, que oferece uma proteção extra contra a Ômicron e suas subvariantes, é destinada à população acima de 18 anos e grupos prioritários com idade inferior.
Já a vacina Meningite ACWY é destinada a adolescentes de 11 a 14 anos que não foram vacinados com a meningite ACWY, a partir dos 10 anos, e a HPV, a meninos e meninas de 9 anos a 14 anos.
Para garantir a dose, o munícipe precisa levar documento oficial com foto e não pode manifestar sintomas gripais.
Serviço:
Sem agendamento
Shopping Boulevard e Praia da Costa
Horário: 11h às 18h
UVV (portão em frente ao Fórum de Vila Velha)
Horário: 9h às 14h
Unidades de Saúde
Horário: Procure a US para informações de horários de atendimento.
Com agendamento
www.vilavelha.es.gov.br disponível a partir de 15h, da próxima sexta-feira (2). Data da imunização, horário e local definidos no ato do agendamento.
Fonte: Secretario de saúde