Na manhã desta segunda-feira (04), o Secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, Major Rogério Gomes, formalizou a assinatura de convênio com o Governo federal, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O evento ocorreu no Palácio Anchieta e contou com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, do Governador, Renato Casagrande, do Comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, além de outras autoridades.
O município de Vila Velha celebrou uma parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal, firmando o convênio de investimento de um milhão de reais destinado à segurança pública local. Os recursos serão aplicados em iniciativas cruciais para o aprimoramento da vigilância e proteção da comunidade.
O convênio é referente ao Edital de Chamamento Público nº 005/2023 do Programa Nacional de Segurança nas Escolas, que representa um marco na segurança das instituições de ensino municipal. Com um investimento de um milhão de reais, Vila Velha implementará um sistema sofisticado de monitoramento com câmeras inteligentes nas escolas municipais, fortalecendo a segurança de alunos e funcionários.
O Secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes, ressaltou a importância desse convênio. “Hoje assinamos o convênio e o município receberá um milhão de reais para adquirir câmeras de videomonitoramento, tipo PTZ, que serão implementadas nas escolas municipais. Assim, além das rondas nas unidades realizadas pelos agentes da Guarda Municipal, agora algumas unidades contarão com câmeras de videomonitoramento. Esse recurso foi conquistado tecnicamente pela gestão do prefeito Arnaldinho Borgo”, explica.
O investimento anunciado representa um avanço significativo na capacidade de resposta e prevenção de incidentes no município, alinhando-se com o compromisso de proporcionar um ambiente mais seguro e protegido para os cidadãos de Vila Velha.
Pronasci 2
Lançado em 15 de março deste ano, a segunda edição do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci visa articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas com a promoção dos direitos humanos. O objetivo é intensificar e propor uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate sistemático aos preconceitos de gênero, étnico, racial, geracional, de orientação sexual e de diversidade cultural.